Investidos 1,3 ME em pavilhão desportivo de Meadela, Viana do Castelo

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 02 jul (Lusa) - Uma das maiores freguesias do Alto Minho vai contar a partir desta semana com o primeiro pavilhão desportivo, obra de 1,3 milhões de euros que se constituiu como um "projeto comunitário", informaram hoje os promotores.

Trata-se de uma obra realizada pelo Centro Social e Cultural da Meadela, de Viana do Castelo, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), instalada numa área de influência de 13.000 habitantes e que vai apoiar diretamente um núcleo escolar com 500 alunos.

"Era nosso propósito, há muito, dotar a Meadela de um espaço capaz de acolher o desporto nas suas diversas vertentes. Poupámos muitas verbas nos últimos anos para poder realizar este investimento", explicou Nicolau Veríssimo, presidente da instituição.

A inauguração do Pavilhão Desportivo da Meadela, o primeiro daquela freguesia, que é a segunda maior de todo o distrito de Viana do Castelo, está agendada para 06 de julho, às 17:00.

A obra representou um investimento de mais de 1,3 milhões de euros, comparticipado por fundos comunitários em meio milhão de euros.

A construção contou ainda com um apoio de 350 mil euros da Câmara Municipal de Viana do Castelo, através de um acordo celebrado a 24 de abril de 2009. Ao Centro Social e Cultural da Meadela cabe assegurar os restantes 470 mil euros necessários.

Com uma área total de 2.040 metros quadrados, aquele equipamento vai permitir acolher a prática desportiva na freguesia, "colmatando a lacuna provocada pela inexistência de um espaço capaz de receber quer a população escolar, quer as diversas associações desportivas existentes", explicou a instituição.

Criado a 12 de fevereiro de 1981, o Centro Social e Cultural da Meadela emprega 28 colaboradores numa creche, que acolhe 85 crianças, e num Jardim de Infância, com mais 55 crianças, além de um centro de dia que dá apoio a 30 idosos, perspetivando a instituição a construção de um lar.

PYJ // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.