Foguetão chinês "descontrolado" obriga a suspender voos em Espanha

Foguetão chinês "descontrolado" obriga a suspender voos em Espanha
| Mundo
Porto Canal

A reentrada não controlada de um foguetão chinês na atmosfera está a afectar o espaço aéreo espanhol, na manhã desta sexta-feira. Segundo o El Mundo, a trajetória da aeronave obrigou a suspender voos em alguns aeroportos do país 'vizinho'. 

O foguetão CZ-5B vai sobrevoar, durante cerca de uma hora, o espaço aéreo espanhol, de acordo com as informações fornecidas pelos controladores aéreos, na rede social Twitter.

A Proteção Civil espanhola, por sua vez, advertiu que os voos na Catalunha estão "totalmente" restringidos durante 40 minutos, "devido ao risco associado" à passagem do objeto espacial.

A suspensão do tráfego aéreo afetará ainda os aeroportos das Ilhas Balneares, Aragão, e Navarra.

 

O dispositivo foi lançado no dia 31 de outubro, tendo sobrevoado o espaço aéreo de Grécia e de Itália. A aeronave passará ainda por Portugal, atravessando o Oceano Atlântico.

Trata-se de um módulo de 20 toneladas, que, em fricção com a atmosfera se poderá desintegrar.

De momento, apenas um voo da companhia Iberia, a partir do Porto, com destino a Madrid, terá sido cancelado, de acordo com as informações disponíveis na página da ANA - Aeroportos de Portugal.

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.