Um dia depois, novo radar na VCI já está sinalizado

Um dia depois, novo radar na VCI já está sinalizado
| Porto
Porto Canal

O Porto Canal noticiou, na quarta-feira, a instalação de um novo radar não sinalizado, ao quilómetro 9.8 da VCI, a funcionar desde setembro. Menos de 24 horas depois, foi colocada uma placa a alertar para o meio de vigilância eletrónica.

A Infraestruturas de Portugal, tendo sido contactada pelo Porto Canal, confirmou a colocação de um novo radar na A20. A IP explicou que se tratava “de uma medida de acalmia de tráfego visando o reforço da segurança rodoviária nestes locais de aproximação à zona de curva” por nestas serem praticadas “velocidades excessivas” face às caraterísticas da via.

Posteriormente, a equipa de reportagem esteve no terreno e verificou que não havia, à data, qualquer placa de sinalização do radar colocado naquele quilómetro.

Quando questionada sobre dados específicos, nomeadamente em relação ao número de pessoas multadas neste período de tempo, e se, efetivamente, se verificou uma diminuição do trânsito naquela zona, a Infraestruturas de Portugal remeteu as informações para a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

O Porto Canal tentou contactar a ANSR durante três semanas, através de email e contacto telefónico, mas não obteve qualquer resposta.

De recordar que, de acordo com o disposto no Decreto-Lei n.º 207 de 2005, Capítulo III, Artigo 16.º, ponto 1, “as estradas e outros locais onde estejam ou venham a ser instalados meios de vigilância eletrónica fixos por parte de forças de segurança são assinalados com a informação, apenas, da sua existência”.

+ notícias: Porto

Jovem de 19 anos morre em acidente de mota no Porto 

Uma jovem de 19 anos morreu esta sexta-feira de madrugada num despiste de mota no Porto. O acidente aconteceu pelas 3h45 e provocou ainda um ferido grave, um homem com cerca de 30 anos. 

Camião 'engolido' em aluimento de terras no centro do Porto

Um veículo pesado foi esta quinta-feira engolido na Rua Trindade Coelho, na zona entre a interseção com a Rua das Flores e o Largo dos Loios.

Coliseu do Porto recebe 150 espetáculos de música, dança, teatro e ópera em 2023

A programação do Coliseu do Porto para 2023 inclui 150 espetáculos, entre concertos, bailados, teatro, ópera, dança, comédia ou espetáculos infantojuvenis e pretende “dar continuidade às linhas programáticas fundamentais da intervenção” daquela casa de espetáculos.