Com o projeto de revisão constitucional de Luís Montenegro, como fica a regionalização?

Com o projeto de revisão constitucional de Luís Montenegro, como fica a regionalização?
| Norte
Porto Canal

O PSD vai apresentar um projeto de revisão constitucional, depois de, em Conselho Nacional convocado por Luís Montenegro para a próxima quinta-feira, dia 10, serem discutidas as propostas a apresentar na Assembleia da República.

A reunião do órgão máximo do partido entre congressos já foi anunciada oficialmente e tem dois pontos na ordem de trabalhos: a “análise da situação política” e a discussão sobre o “projeto de revisão constitucional”. 

O PSD decide assim entrar no processo iniciado pelo Chega, que entregou um projeto de revisão constitucional a 12 de outubro. De acordo com a Constituição da República, “apresentado um projeto de revisão constitucional, quaisquer outros terão de ser apresentados no prazo de trinta dias”.

E é para isso que os sociais-democratas caminham, no final deste ano, depois de Rui Rio ter deixado cair o seu projeto de revisão constitucional no final da sua liderança. 

A queda do projeto de Revisão Constitucional de Rui Rio

Já depois das eleições de 30 de janeiro, que acabariam por dar uma maioria absoluta ao Partido Socialista, os sociais-democratas apresentavam um novo projeto de revisão constitucional, da autoria do então líder da bancada parlamentar Paulo Mota Pinto.

O documento sugeria uma simplificação do referendo à Regionalização, ao eliminar a obrigatoriedade da participação da maioria do universo eleitoral. A questão é que a revisão era apresentada em período de eleições internas no PSD, na sequência do afastamento de Rui Rio, após os maus resultados nas eleições legislativas. O então presidente do partido deixava assim uma certeza: se um dos dois candidatos às eleições diretas não concordasse com as propostas apresentadas, a proposta de revisão seria retirada.

Na altura, o PSD de Rui Rio propunha, por exemplo, a redução do número de deputados de 230 para 215 e a criação de 30 círculos eleitorais resultantes da decomposição dos atuais cinco maiores círculos eleitorais, Lisboa, Porto, Braga, Setúbal e Aveiro.

Para além disso, o partido sugeria ainda a limitação de mandatos também para órgãos não executivos (incluindo para deputados à Assembleia da República), o alargamento do mandato do Presidente da República para seis anos e o reforço das suas competências, passando o Chefe de Estado a nomear o governador do Banco de Portugal, os presidentes de entidades reguladoras e a designar dois juízes do Tribunal Constitucional.

Luís Montenegro opôs-se à apresentação do projeto de Rui Rio e defendeu que não era oportuno abrir um processo de revisão constitucional e de reforma do sistema eleitoral a tão pouco tempo das diretas: "Eu diria que bom senso é um conceito que toda a gente consegue interpretar e também espero que os deputados, a direção do PSD, o saibam interpretar. Mas não fujo à questão: se o PSD fez um trabalho para ter dois projetos, um de alteração à lei eleitoral e outro à Constituição e esse trabalho está feito, nós só podemos agradecer a quem o fez e esperar que o próximo líder e a sua direção façam com ele o que entenderem nos próximos anos”, afirmou Montenegro em maio.

Perante esta posição de um dos candidatos às eleições diretas, Rui Rio fez cumprir a promessa e o seu projeto de revisão constitucional caiu. 

Luís Montenegro pega na Constituição: como fica a regionalização?

Foi logo no próprio Congresso do PSD, quando tomou posse enquanto presidente do partido, que Luís Montenegro deu a conhecer a sua posição no que diz respeito à regionalização: para o líder do partido, a discussão “era extemporânea”. 

No primeiro discurso enquanto novo presiente do PSD, mostrou-se contra a data acordada entre António Costa e Rui Rio, 2024, e garantiu que, caso o Governo decida avançar, não contará com o apoio dos sociais-democratas.

Meio ano depois, a revisão constitucional volta a estar em cima da mesa, mas, apesar de ser pelo mesmo partido, não é nas mãos do mesmo líder.

Sendo Montenegro assumidamente contra a data do referendo da regionalização, será expectável que o projeto do atual líder social democrata não siga as linhas de Rui Rio, no que diz respeito à regionalização, uma vez que a proposta realizada por Paulo Mota Pinto defendia uma simplificação do referendo e, consequentemente, uma simplificação do processo. 

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.