BES: Ricardo Salgado fica no Conselho Estratégico mas Mota Pinto assume presidência

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 jul (Lusa) -- Ricardo Salgado vai integrar no Conselho Estratégico do BES, mas a presidência deste novo órgão será atribuída a Paulo Mota Pinto, segundo a nova convocatória da assembleia-geral do banco, hoje divulgada.

A primeira convocatória para a assembleia-geral extraordinária de 31 de julho propunha que os acionistas designassem como presidente do novo Conselho Estratégico Ricardo Salgado, que está de saída da presidência executiva do BES.

Já a nova convocatória, divulgada hoje, através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), propõe que a presidência do Conselho Estratégico seja ocupada por Paulo Mota Pinto, que será também presidente do Conselho de Administração ('chairman') do BES.

A nova documento propõe ainda aos acionistas a eleição de José Maria Ricciardi, Ricardo Abecassis Espírito Santo Silva e Pedro Mosqueira do Amaral como membros do Conselho Estratégico, que será ainda composto obrigatoriamente pelo presidente do Conselho de Administração, o presidente da Comissão Executiva e o presidente da Comissão de Auditoria.

De fora, face a anterior convocatória da reunião magna, divulgada a 20 de junho, ficam José Manuel Espírito Santo Silva e Patrick Monteiro de Barros. O empresário anunciou na terça-feira ter deixado o Conselho de Administração da Espírito Santo Financial Group (ESFG), principal acionista do BES (25%).

Os acionistas do BES vão votar a 31 de julho a designação do economista Vítor Bento (atual presidente da gestora do Multibanco, SIBS) para presidente executivo e de João Moreira Rato (atual presidente do IGCP, entidade responsável pela emissão e gestão da dívida pública) para administrador financeiro.

IM//CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.