"Quem quiser Pepê agora tem de pagar 75 milhões", destaca Pinto da Costa
Porto Canal
O presidente do FC Porto diz que as renovações de Evanilson, Zaidu, João Mário e Pepê tiveram “algum custo imediato”, mas acredita que foram a melhor decisão do ponto de vista desportivo e que protege o clube a longo prazo, destacando a avaliação financeira do ala brasileiro: “Se tivéssemos permitido que o Pepe saísse pela cláusula de 60 milhões, agora a cláusula é de 75. Isso protege-nos dos tubarões”.
Se a situação do FC Porto foi pior, as quatro renovações não teriam sido possíveis, explica Jorge Nuno Pinto da Costa. “Esses jogadores foram esta época muito procurados e solicitados, foi uma decisão nossa não os deixar sair pelo aspeto desportivo, pusemos isso acima do financeiro, não precisávamos”. Melhorámos os contratos e aumentámos as cláusulas”, finalizou o presidente portista.
Mais renovações? "Estão todos os jogadores incluídos nos processos, não vou revelar nenhum, não faz parte da nossa maneira de trabalhar. Todos os jogadores que interessam ao treinador estão em processo de renovação, se vamos conseguir todos ou não, não sei. Se saírem, teremos de colmatar."
FC Porto apresenta lucros de 20,76 milhões
O FC Porto apresentou esta terça-feira lucros de 20,765 milhões de euros referentes à época 2021/2022, comunicou o clube à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM). Este é já o segundo ano consecutivo de resultados positivos para os ‘Dragões’, que ficam assim definitivamente fora do Fair Play Financeiro da UEFA.
Dos resultados tornados públicos, destaca-se o contributo das receitas provenientes da venda de passes de jogadores (83,7 milhões). Também a recuperação de receitas de bilheteira para níveis próximos do período pré-pandemia, bem como a redução de custos com pessoal na ordem dos 9,7 milhões de euros, contribuiu para os lucros agora apresentados.
O crescimento do ativo em 24,7 milhões de euros, para um valor superior a 418,4 milhões, é outro dos pontos positivos nas contas referentes à época desportiva que encerrou a 30 de junho.
Este é o segundo ano consecutivo em que o clube apresenta lucros. Em 2020/2021, o FC Porto registou resultados positivos na ordem dos 19,3 milhões de euros.