“Constrangimentos do Fair Play Financeiro deixam de existir no FC Porto” após lucros de quase 21M€

| Norte
Porto Canal

Ficou para trás o “período difícil” de apertos orçamentais e supervisão da UEFA sobre o FC Porto, anunciou esta terça-feira Fernando Gomes, administrador da SAD portista e responsável pelo departamento financeiro.

Em dia de apresentação oficial do Relatório e Contas referentes à época, Fernando Gomes mostrou-se orgulhoso pelo trabalho feito pelos portistas nos últimos anos: "O FC Porto, definitivamente, fica fora dos constrangimentos do Fair Play Financeiro. Foram quatro anos de exigências feitas através do acordo celebrado com a UEFA. Foi integralmente cumprido com esta apresentação de contas, o FC Porto deixa de ter constrangimentos", referiu o administrador da SAD.

Fernando Gomes explicou ainda que o orçamento da equipa para o ano vigente é de ligeiro superavit, ou seja, lucro, está diretamente relacionado com a prestação nas competições europeias e na venda de passes de jogadores.

No orçamento para 2022/2023, o FC Porto prevê uma chegada aos oitavos de final da Liga dos Campeões. “Menos do que isso é prejuízo para o orçamento, mais do que isso é ganho. A necessidade de mais-valias dependerá do sucesso da equipa”.

O FC Porto apresentou esta terça-feira lucros de 20,765 milhões de euros referentes à época 2021/2022, comunicou o clube à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM). Este é já o segundo ano consecutivo em que o clube apresenta lucros.

Em 2020/2021, o FC Porto registou resultados positivos na ordem dos 19,3 milhões de euros.

‘Dragões’ garantem saída do “Fair Play” Financeiro da UEFA

A 2 de setembro, a UEFA comunicou um “ligeiro incumprimento” do FC Porto no que diz respeito às regras do Fair Play Financeiro e ao “Settlement Agreement”, tendo por base os resultados de 2020/2021. Na sequência dessa avaliação, o comité informou que ficava a aguardar que “o resultado do ponto de equilíbrio agregado para os anos financeiros de 2019, 2020, 2021 e 2022 estivesse de acordo com os requisitos.”

Em comunicado emitido no mesmo dia, o clube azul e branco garantiu que, àquela data, e tendo em conta os resultados previstos de 2021/2022, já teria conseguido “superar as metas estabelecidas pelo acordo”, o que seria “formalmente transmitido às instâncias competentes no mês de outubro.”

Os resultados apresentados nesta terça-feira confirmam as previsões traçadas há um mês. Os ‘Dragões’ cumprem as exigências da UEFA e sairão, em definitivo, da supervisão do organismo europeu.

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.