FC Porto e lucros de quase 21M€: “Ter resultados financeiros e desportivos simultaneamente não é fácil”
Porto Canal
O FC Porto apresentou esta terça-feira lucros de 20,765 milhões de euros referentes à época 2021/2022, comunicou o clube à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM). O administrador da SAD portista e responsável pelo pelouro financeiro, Fernando Gomes, destacou o “grande equilíbrio” necessário para conjugar resultados financeiros e desportivos num clube de futebol.
Na apresentação do Relatório e Contas, Fernando Gomes lembrou a conquista da Liga e da Taça de Portugal da equipa de futebol azul e branca na época passada. “É muito fácil investir muito em jogadores, mas depois as receitas não correspondem à despesa. E então vamos desequilibrar as contas”, destacou. “O grande desafio é ter uma equipa competitiva e ter resultados positivos. Esse é o grande desafio de uma administração no futebol em Portugal”
Este é já o segundo ano consecutivo de resultados positivos para os ‘Dragões’, que ficam assim definitivamente fora do Fair Play Financeiro da UEFA.
Dos resultados tornados públicos, destaca-se o contributo das receitas provenientes da venda de passes de jogadores (83,7 milhões). Também a recuperação de receitas de bilheteira para níveis próximos do período pré-pandemia, bem como a redução de custos com pessoal na ordem dos 9,7 milhões de euros, contribuiu para os lucros agora apresentados.