Porto: Suspensos novos registos de alojamento local por seis meses 

| Norte
Porto Canal

A Câmara do Porto aprovou a suspensão de novos registos de alojamento local na União de Freguesias do Centro Histórico e no Bonfim. A medida, que ainda necessita de aprovação da Assembleia Municipal, vai vigorar durante seis meses e pretende fomentar um crescimento "sustentável e equilibrado" do setor. A proposta contou com os votos a favor de todos os partidos, com exceção do PSD, que se absteve.

Num movimento já verificado em Lisboa, também o Porto vai suspender a autorização de novos registos de estabelecimentos de Alojamento Local. A avaliação é do executivo de Rui Moreira que apresentou a medida, tendo recebido luz verde na reunião de Câmara desta sexta-feira. 

A decisão aplica-se à União de Freguesias de Cedofeita, St. Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau, Vitória (centro histórico) e na Freguesia do Bonfim "com efeitos imediatos". A suspensão dos novos registos de AL vigorará por um período de seis meses, "prorrogável por igual período, ou, em alternativa, se esta ocorrer primeiro, até à entrada em vigor" do Regulamento Municipal para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local. 

Na proposta enviada ao Porto Canal, pode ler-se que a autarquia está preocupada com a tendência de crescimento do turismo na cidade que reflete “de forma direta, em atividades económicas como o alojamento turístico, restauração, comércio, serviços, cultura e eventos”.

O município considera assim que é o momento de implementar áreas de contenção ao crescimento do alojamento, que tem ganho cada vez mais expressão pela cidade Inivicta. 

Apesar da dimensão do setor não ser a mesma que noutras cidades europeias, a autarquia salienta a necessidade de um crescimento equilibrado, nomeadamente tendo por base um “rácio de atribuição de novas licenças para alojamento local em relação ao alojamento habitacional”.

Assim, esta surge esta medida de contenção, até porque com o turismo a regressar ao Porto a grande velocidade este ano, o número de novos pedidos de Alojamento Local também começou a escalar. Desde janeiro até 31 de agosto, foram registados 1.136 alojamentos locais. E, destes, 985 dizem respeito a unidades localizadas na União de Freguesias do Centro Histórico e Bonfim, representando 86,7% do total.

A medida, que será votada na Assembleia Municipal, desta segunda-feira à noite, terá efeitos imediatos. 

+ notícias: Norte

Dois bombeiros de Mirandela agredidos enquanto prestavam socorro

Dois bombeiros de Mirandela foram agredidos, na madrugada desta quinta-feira, por um grupo de pessoas, depois de terem chegado ao local para onde foram acionados para socorrer um doente oncológico, adiantou à Lusa o seu comandante.

Ex-presidente da Câmara de Gaia julgado por assistir a jogos com dinheiro da autarquia

O ex-presidente da Câmara de Gaia Eduardo Vítor Rodrigues começa a ser julgado a 23 de março por, alegadamente, ter comprado bilhetes para assistir a jogos da Liga dos Campeões com dinheiro da autarquia, adiantou esta quinta-feira à Lusa fonte judicial.

Tribunal de Mirandela diz que Movhera tem de pagar IMI da barragem de Foz Tua

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela deu razão ao município de Carrazeda de Ansiães e a Movhera terá de pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) da barragem de Foz Tua, segundo decisão judicial consultada, esta quinta-feira, pela Lusa.