Câmara do Porto quer travar alojamento local no centro histórico e no Bonfim

| Porto
Porto Canal

A proposta da autarquia vai ser apresentada em reunião de Camara que, excecionalmente, vai realizar-se esta sexta-feira, ás 15h00. A autarquia remeteu mais esclarecimentos sobre o assunto para depois da Assembleia Municipal.

A proposta centra-se na suspensão das autorizações de novos registos de estabelecimentos locais no centro histórico e no Bonfim. Se a proposta for aprovada, a medida terá efeitos imediatos e irá prevalecer durante, pelo menos, seis meses.

Na proposta enviada ao Porto Canal, pode ler-se que a autarquia está preocupada com a tendência de crescimento do turismo na cidade que reflete “de forma direta, em atividades económicas como o alojamento turístico, restauração, comércio, serviços, cultura e eventos”. O município considera assim que é o momento de implementar áreas de contenção ao crescimento do alojamento, “pretendendo-se, num futuro próximo, aprovar um Regulamento Municipal para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local”.

Assim, o objetivo da proposta que irá ser apresentada passa por garantir “um crescimento sustentável do alojamento local” assim como “a excelência de toda a atividade turística”.

Atualmente, são 9.200 os estabelecimentos de alojamento local registados no Porto, de acordo com o Registo Nacional do Turismo de Portugal. Em conjunto, o centro histórico e o Bonfim representam 86,99% da oferta.

Em 2022 e até 31de agosto foram registados 1136 alojamentos locais.

 

+ notícias: Porto

Matosinhos lança programa para promover habitação cooperativa a preços acessíveis

A Câmara Municipal de Matosinhos vai lançar um programa para promover a habitação cooperativa a preços acessíveis para famílias com dificuldades em arrendar casa e jovens que querem emancipar-se, segundo proposta a que a Lusa teve esta terça-feira acesso.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.