Câmara do Porto vota dar início à criação do regulamento do alojamento local

Câmara do Porto vota dar início à criação do regulamento do alojamento local
| Porto
Porto Canal / Agências

O executivo da Câmara do Porto vota segunda-feira dar início à criação do regulamento municipal para o crescimento sustentável do alojamento local, depois de novos registos terem sido suspensos a 11 de outubro em duas freguesias da cidade.

Na proposta, a que a Lusa teve hoje acesso, o vereador com o pelouro da Economia da Câmara do Porto, Ricardo Valente, esclarece que o município "tem já finalizado o modelo e a métrica para a caracterização da pressão" do alojamento local na cidade, no decorrer de um estudo elaborado em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa.

"Face ao crescente número de novos pedidos de estabelecimentos de alojamento local, as informações produzidas nesse estudo estão, neste momento, desatualizadas pelo que, neste momento, está a proceder-se, à atualização de dados", refere o vereador, destacando que o futuro regulamento deverá ser "amplamente discutido por todos os interessados".

"Esta temática é de elevado interesse para a cidade e as decisões que vierem a ser deliberadas interferem com a economia, urbanismo e turismo da cidade", acrescenta.

Nesse sentido, o executivo municipal vota na segunda-feira dar inicio ao procedimento administrativo de criação do regulamento municipal para o crescimento sustentável do alojamento local do Porto, bem como publicitar no "site" do município a deliberação, fixando um prazo de 20 dias úteis para a constituição de interessados e apresentação de contributos a serem integrados no documento.

A suspensão de novos registos de alojamento local nas freguesias do centro histórico e do Bonfim entrou em vigor a 11 de outubro, depois de aprovada pela Assembleia Municipal do Porto, com a oposição a considerar que a decisão “peca por tardia”.

A proposta foi aprovada com os votos favoráveis do movimento independente “Aqui Há Porto”, PS, BE, PAN e CDU, e com a abstenção do PSD, Chega e de três deputados do movimento independente.

No período dedicado à intervenção de munícipes durante a Assembleia Municipal do Porto, alguns proprietários de alojamentos locais criticaram a suspensão, defendendo que o setor "não pode ser um bode expiatório".

A suspensão vigorará por um período de seis meses, "prorrogável por igual período, ou, em alternativa, se esta ocorrer primeiro, até à entrada em vigor do regulamento".

À Lusa, a Câmara do Porto adiantou que, desde a data de anúncio da suspensão, a 04 de outubro, até à deliberação da proposta pela Assembleia Municipal do Porto, a 10 de outubro, foram submetidos 946 pedidos de instalação de novos alojamentos locais na cidade.

Dos 946 pedidos, 98 diziam respeito à União de Freguesias de Cedofeita, S. Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau e Vitória, uma das duas freguesias em que a suspensão de novos registos entrou em vigor. Já na Freguesia do Bonfim, onde também foram suspensos novos registos, foram submetidos 18 pedidos.

+ notícias: Porto

Colisão rodoviária condiciona A28 junto a Esposende

Uma colisão rodoviária na autoestrada A28, em Esposende, está a condicionar o trânsito automóvel no sentido Porto-Viana do Castelo, confirmou ao Porto Canal fonte da Brigada de Trânsito de Viana do Castelo.

Universidade oferece curso de português a partir de viagem pelo coração do Porto

A Universidade do Porto anunciou esta quarta-feira a realização de um curso online que propõe dar a conhecer a língua portuguesa a partir de uma viagem virtual pelo “coração” do Porto, Património da Humanidade.

Choque em cadeia condiciona trânsito na VCI

Um choque em cadeia entre cinco veículos na VCI na zona de Paranhos, ao início da tarde desta quarta-feira, está a condicionar a circulação automóvel.