Bispo José Ornelas investigado por encobrimento de abusos sexuais
Porto Canal
D. José Ornelas, Bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), está a ser alvo de uma investigação por suspeitas de "encobrimento" de casos de abusos sexuais. MP admite ligação a caso de 2011 já arquivado.
A notícia é avançada pelo 'Público', este sábado, que revela que a denúncia chegou à Procuradoria-Geral da República através de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República.
O caso remonta a 2011 e diz respeito ao abuso sexual de menores num orfanato em Moçambique, liderado pelo padre Luciano Cominotti. O bispo terá tido conhecimento dos abusos através de um professor na escola frequentada pelos alunos daquele orfanato, dirigida pelo Padre Ilario Verri, também parte da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (dehonianos).
"O resultado foram duas cartas a agradecer os alertas, dizendo que o padre Cominotti não estava sob a sua autoridade, mas da diocese, e que contra o padre Ilario Verri (diretor da escola) não existiam quaisquer indícios", escreve o 'Público', acerca da reação de José Ornelas. O docente optou por enviar uma denúncia, acusando o bispo de inação. A queixa terá sido enviada diretamente a Marcelo Rebelo de Sousa, que a remeteu para a PGR. "Não tenho conhecimento formal dessa denúncia. Não sinto que tenha existido negligência da minha parte", assegurou o bispo ao 'Público'.