Bispo do Porto não se lembra “minimamente” da denúncia de abuso sexual há 18 anos

Bispo do Porto não se lembra “minimamente” da denúncia de abuso sexual há 18 anos
| País
Porto Canal

“Não me consigo recordar minimamente de nada parecido com essa denúncia”, garante o atual bispo do Porto, Manuel Linda.

Foi através de comunicado enviado às redações que, Manuel Linda, Bispo do Porto, garantiu não “recordar minimamente nada parecido com esta denuncia”.

A posição do Bispo do Porto surge depois de uma antiga aluna de Manuel Linda o acusar de falta de atenção, quando, lhe confessou um relacionamento com o padre Heitor Nunes, pároco de Nogueira na altura e de quem terá sofrido abusos sexuais aos 12 anos de idade.

A antiga aluna contou ao Correio da Manhã que, quando tinha 13 ou 14 anos abordou o professor Manuel Linda, à saída de uma aula, e o acompanhou até à porta do Seminário. "Ali, contei-lhe que, mesmo sendo menor, tinha um envolvimento com o padre Heitor. Ele disse que a culpa era minha. Que eu é que andava a atrás dele", revelou a mulher.

Um caso que, agora, o Bispo do Porto considera “muito doloroso” e deixa claro que “se alguma vez tivesse recebido alguma denúncia, teria reportado imediatamente ao meu Bispo”.

Em Vila Real, Manuel Linda era professor de Educação Moral e Religiosa, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

 

Envolto em polémica


Há umas semanas, mais precisamente a 2 de outubro, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, defendeu que os abusos sexuais na Igreja não são "um crime público", e por isso, rejeitou qualquer obrigação de ter alertado as autoridades no passado.

De acordo com Manuel Linda, a Igreja está "interessadíssima em purificar de vez esta realidade que, de facto, há 20 ou 30 anos não imaginávamos que pudesse acontecer e que, afinal, até aconteceu" afirmou à CNN Portugal.

Segundo o bispo, "se há notícias de encobrimento, é preciso chamar à responsabilidade", alertando para o facto de a diocese não poder "julgar o passado com os critérios de hoje": "Não podiam atuar porque não havia fundamento real. Hoje, algumas coisas já sabemos que foram verdade."

Mais recentemente o Bispo do Porto, Manuel Linda, publicou uma mensagem na internet que rapidamente se espalhou.

Numa mensagem publicada no site da Diocese do Porto, o Bispo Manuel Linda criticou o apego dos seres humanos a animais de estimação, que caracteriza como um comportamento “típico das sociedades decadentes”.

O responsável pela Igreja Católica no distrito do Porto partilhou o texto na sua conta de Twitter, onde escreve que “todos os contactos e relacionamentos criam especiais laços de amizade”, mas que são “os laços de sangue entre pais e filhos” que possuem mais força.

 

A mensagem termina com a frase: “desgraça de quem troca a humanidade pela animalidade”.

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados