Ponte do TGV no Porto deverá ter dupla função. Tabuleiro para automóveis está em cima da mesa

Ponte do TGV no Porto deverá ter dupla função. Tabuleiro para automóveis está em cima da mesa
| Porto
Porto Canal

A ponte do TGV no Porto deverá ter um tabuleiro para automóveis em vez de duas pontes no rio Douro. A notícia avançada pelo 'Jornal de Notícias' refere que as câmaras do Porto, Vila Nova de Gaia e Infraestruturas de Portugal (IP) estão a negociar um atravessamento do rio Douro com dupla função.

Esta solução permitirá que, "em vez de construir a travessia para o TGV e a Ponte D. António Francisco dos Santos a poucos metros de distância uma da outra", podera ser possível construir apenas uma ligação com dupla função, ou seja, uma destinada à travessia do comboio de alta velocidade e outra atribuída à travessia rodoviária.

Tendo em conta que esta solução será para seguir em frente, o 'JN' conta que as autarquias do Porto e VN de Gaia irão contribuir financeiramente para o projeto "da mesma forma que fariam caso avançassem com a execução da ponte D. António Francisco dos Santos".

O vencedor do concurso público de conceção e construção da travessia rodoviária será conhecido em meados de outubro e, nessa altura, é essencial que se conheça qual o desfecho desta decisão.

No entanto, já na próxima quarta-feira, o primeiro-ministro António Costa e o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, estarão na cidade do Porto, na estação de Campanhã, para apresentar a nova linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa que, a partir de 2030, ligará as duas cidades numa hora e 15 minutos.

+ notícias: Porto

No Porto, estudantes de Medicina querem discutir ajuda para encargos “não comparticipados mas obrigatórios”

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) quer pôr na ordem do dia a discussão sobre os encargos “não comparticipados mas obrigatórios” associados à frequência do Ensino Superior por um estudante de Medicina, disse esta segunda-feira a presidente.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.