TGV está em risco de financiamento. Comissão Europeia coloca em causa o projeto

TGV está em risco de financiamento. Comissão Europeia coloca em causa o projeto
| País
Porto Canal

A linha de alta velocidade anunciada por António Costa no ano passado encontra-se em risco de financiamento. De acordo com a notícia avançada pela ‘CNN Portugal’ esta quinta-feira à noite, a Comissão Europeia não aceita financiar novas linhas de bitola ibérica (largura determinada pela distância medida entre as faces interiores das cabeças dos carris).

Esta decisão coloca em causa o financiamento do TGV, visto que o primeiro-ministro anunciou o regresso da linha de alta velocidade, mas na antiga bitola ibérica. Esta diferença de linhas pode contar-se em milhares de milhões de euros.

À ‘CNN Portugal’, a Comissária Europeia dos Transportes disse que “a orientação geral não impede Portugal de começar a construir a nova linha ferroviária com bitola ibérica e de migrar, subsequentemente, para bitola europeia, o mais tardar em dezembro de 2030”.

Dessa forma, o financiamento europeu pode estar em causa. O que está em cima da mesa é uma história repetida. Tal como acrescenta a ‘CNN Portugal’, António Costa pode vir a ser o quatro primeiro-ministro a anunciar um TGV que pode não ver a luz do dia.

A linha de alta velocidade anunciada pretende ligar a cidade de Lisboa e Porto em apenas uma hora e um quarto. Posteriormente, irá fazer a ligação à vizinha Espanha. Como já é conhecido, o objetivo deste projeto é integrar Portugal na rede de alta velocidade europeia.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.