Ligação Porto-Lisboa: "Todo o país ficará servido" diz António Costa

| Porto
Porto Canal

No dia em que é apresentado o projeto que pretende ligar, através da linha de alta velocidade, a cidade de Lisboa e Porto em apenas uma hora e um quarto, António Costa salientou que com esta ligação "todo o país ficará servido". Não vão circular apenas os comboios de alta velocidade, adiantou o primeiro-ministro. "Guarda ficará com muito menos tempo de percurso em direção ao Porto ou Lisboa", revelou António Costa.

Entre as declarações de António Costa à margem da Cerimónia de Apresentação da Nova Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa, o primeiro-ministro começou por dizer que "é fundamental a mudança no transporte público".

António Costa referiu que com este projeto estão a "abrir as linhas do futuro" e, dessa forma, a futura proximidade das áreas metropolitanas através da linha TGV será "uma enorme oportunidade para a indústria nacional". Torna-se um projeto que permite a projeção de Portugal no mundo, disse o chefe de Governo.

Um projeto que António Costa considerou essencial para responder às necessidades de desenvolvimento do país, é também a "solução para reforçar a competitividade". A futura ligação entre Porto e Vigo é o primeiro passo para a integração na rede ibérica, explicou António Costa.

Relativamente a questões financeiras, o primeiro-ministro afirmou que o país tem "condições financeiras" para assumir este projeto da linha de alta velocidade que  poderá assim avançar "sem sobressaltos que o ponham em causa".

Na Cerimónia de Apresentação da Nova Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa estiveram presentes Rui Moreira, Autarca do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, duas das cidades onde vai passar o traçado da linha de alta velocidade. Luísa Salgueiro, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses e pres. da CM de Matosinhos, e António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, também marcam presença na cerimónia.

+ notícias: Porto

Reabilitação da Ponte da Arrábida vai custar 5,5 milhões de euros

A reabilitação da face interior do tabuleiro e pilares da Ponte da Arrábida, que une o Porto e Vila Nova de Gaia, custará até 5,5 milhões de euros à Infraestruturas de Portugal (IP), segundo um despacho esta quinta-feira publicado.

Funicular dos Guindais vai continuar encerrado

Desativado a 6 de novembro de 2023, para obras de manutenção que estariam concluídas no primeiro trimestre de 2024, o funicular dos Guindais ainda não tem data prevista para voltar a circular pela escarpa que lhe deu nome.

Nova fase das obras do 'metrobus' entre Boavista e Marechal arranca segunda-feira

A nova fase das obras do 'metrobus' do Porto entre as avenidas da Boavista e Marechal Gomes da Costa arranca na próxima segunda-feira, divulgou hoje a Metro do Porto.