Ponte do TGV no Porto deverá ter dupla função. Tabuleiro para automóveis está em cima da mesa

Ponte do TGV no Porto deverá ter dupla função. Tabuleiro para automóveis está em cima da mesa
| Porto
Porto Canal

A ponte do TGV no Porto deverá ter um tabuleiro para automóveis em vez de duas pontes no rio Douro. A notícia avançada pelo 'Jornal de Notícias' refere que as câmaras do Porto, Vila Nova de Gaia e Infraestruturas de Portugal (IP) estão a negociar um atravessamento do rio Douro com dupla função.

Esta solução permitirá que, "em vez de construir a travessia para o TGV e a Ponte D. António Francisco dos Santos a poucos metros de distância uma da outra", podera ser possível construir apenas uma ligação com dupla função, ou seja, uma destinada à travessia do comboio de alta velocidade e outra atribuída à travessia rodoviária.

Tendo em conta que esta solução será para seguir em frente, o 'JN' conta que as autarquias do Porto e VN de Gaia irão contribuir financeiramente para o projeto "da mesma forma que fariam caso avançassem com a execução da ponte D. António Francisco dos Santos".

O vencedor do concurso público de conceção e construção da travessia rodoviária será conhecido em meados de outubro e, nessa altura, é essencial que se conheça qual o desfecho desta decisão.

No entanto, já na próxima quarta-feira, o primeiro-ministro António Costa e o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, estarão na cidade do Porto, na estação de Campanhã, para apresentar a nova linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa que, a partir de 2030, ligará as duas cidades numa hora e 15 minutos.

+ notícias: Porto

Cinema Batalha reabre esta sexta-feira com programação gratuita 

O icónico Cinema Batalha da cidade do Porto foi inaugurado como sala de cinema e de espetáculos na década de 40 do século XX, mas fechou portas no ano 2000 devido avançado estado de degradação do edifício. 20 anos depois, e volvidos três anos de obras intensas de remodelação, o Batalha volta a abrir portas esta sexta-feira, dia 9 de dezembro, às 17h30, e nesse mesmo dia tudo é gratuito. 

Metro do Porto. 950 milhões de validações em 20 anos de "vida"

O Metro do Porto superou os 950 milhões de validações em 20 anos de serviço, que se assinalam esta quarta-feira, mas as linhas que ficaram por construir, como as da Trofa, Campo Alegre ou Boavista, poderiam ter aumentado esse número.

Descentralização: Acordo alcançado na Ação Social corresponde a “algumas exigências da autarquia”, diz Filipe Araújo

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o Governo chegaram, esta terça-feira, a acordo no processo de descentralização de competências para a área da Ação Social, após o Governo ter anunciado um aumento da verba anual a transferir para as autarquias de 56,1 milhões de euros para 90,8 milhões. Em entrevista ao Porto Canal, Filipe Araújo defende que o entendimento dá resposta "a algumas das exigências da autarquia portuense".