Ponte do TGV no Porto deverá ter dupla função. Tabuleiro para automóveis está em cima da mesa

Ponte do TGV no Porto deverá ter dupla função. Tabuleiro para automóveis está em cima da mesa
| Porto
Porto Canal

A ponte do TGV no Porto deverá ter um tabuleiro para automóveis em vez de duas pontes no rio Douro. A notícia avançada pelo 'Jornal de Notícias' refere que as câmaras do Porto, Vila Nova de Gaia e Infraestruturas de Portugal (IP) estão a negociar um atravessamento do rio Douro com dupla função.

Esta solução permitirá que, "em vez de construir a travessia para o TGV e a Ponte D. António Francisco dos Santos a poucos metros de distância uma da outra", podera ser possível construir apenas uma ligação com dupla função, ou seja, uma destinada à travessia do comboio de alta velocidade e outra atribuída à travessia rodoviária.

Tendo em conta que esta solução será para seguir em frente, o 'JN' conta que as autarquias do Porto e VN de Gaia irão contribuir financeiramente para o projeto "da mesma forma que fariam caso avançassem com a execução da ponte D. António Francisco dos Santos".

O vencedor do concurso público de conceção e construção da travessia rodoviária será conhecido em meados de outubro e, nessa altura, é essencial que se conheça qual o desfecho desta decisão.

No entanto, já na próxima quarta-feira, o primeiro-ministro António Costa e o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, estarão na cidade do Porto, na estação de Campanhã, para apresentar a nova linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa que, a partir de 2030, ligará as duas cidades numa hora e 15 minutos.

+ notícias: Porto

STCP reforça operação durante o North Festival

A STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto vai reforçar o serviço durante o festival North Music Festival entre a Avenida dos Aliados e o Parque de Serralves, local onde vai decorrer o evento, informou a própria operadora em comunicado enviado às redações.

“Está atrasada” a construção de edifício no antigo Matadouro de Campanhã

A reconversão do antigo Matadouro Industrial de Campanhã anunciada para final de 2024 sofreu o primeiro atraso – publicamente anunciado – em março de 2023, atirando para o início de 2025 a conclusão da obra. Agora, a construção do edifício mais próximo do Mercado Abastecedor não está a seguir o calendário inicialmente previsto, avançou ao Porto Canal o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto.

Camião tomba e corta duas vias na A41 em Moreira da Maia

Um camião tombou, esta quinta-feira, na autoestrada A41 na freguesia de Moreira da Maia, no sentido Matosinhos-Ermesinde, perto do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, provocando o corte de duas faixas de rodagem, disse ao Porto Canal fonte do Comando Territorial da GNR do Porto.