Fernando Santos assume objetivo de conquistar título mundial este ano

Fernando Santos assume objetivo de conquistar título mundial este ano
| Desporto
Porto Canal / Agências

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, assumiu este sábado que lhe falta conquistar o título de campeão mundial e que tem como objetivo consegui-lo este ano, no Campeonato do Mundo de 2022.

"O melhor [título de campeão mundial] está para vir. Mais concreto não posso ser. Sim, o melhor está para vir e é este ano", afirmou o técnico, após a vitória sobre a República Checa (4-0), em encontro da penúltima jornada do Grupo A2 da Liga das Nações 2022/23, quando confrontado com os títulos que já conquistou e questionado sobre se o melhor ainda está para vir.

Fernando Santos, de 67 anos, foi apresentado como selecionador português de futebol em 24 de setembro de 2014, há oito anos, um dia depois de ter sido anunciado como sucessor de Paulo Bento.

Formado em engenharia eletrónica e telecomunicações, o técnico levou a equipa das 'quinas' às inéditas conquistas do Euro2016 e da Liga das Nações 2018/19.

No Qatar, vai estar pela terceira vez num Campeonato do Mundo, competição em que nunca superou os oitavos de final, fase em que caiu em 2014, com a Grécia, frente à Costa Rica (1-1, 5-3 nas grandes penalidades), e em 2018, já na seleção lusa, perante o Uruguai (2-1).

Antes de chegar à equipa das "quinas", Fernando Santos orientou, além da seleção grega, clubes como Estoril-Praia, Estrela da Amadora, FC Porto, Sporting e Benfica, em Portugal, AEK Atenas, Panathinaikos e PAOK Salónica, na Grécia.

No seu historial, além dos títulos de seleções, conta ainda com um campeonato nacional (1998/99), duas Taças de Portugal (1999/2000 e 2000/01), duas Supertaças Cândido Oliveira (1998/99 e 1999/2000), todos no comando do FC Porto, e uma Taça da Grécia (2001/02), pelo AEK.

+ notícias: Desporto

"Muito sucesso". Ex-Real Madrid Marcelo envia mensagem de apoio para clube da AF Porto

O ex-internacional brasileiro e nome incontornável da história do Real Madrid, Marcelo deixou nas redes sociais uma mensagem de apoio ao Pedras Rubras, que este domingo inicia a Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto, diante do Pasteleira. 

MotoGP: Miguel Oliveira 11.º no Grande Prémio de San Marino que sorriu a Marc Márquez

O português Miguel Oliveira (Aprilia) terminou este domingo em 11.º o Grande Prémio de San Marino de MotoGP, 13.ª ronda da temporada do Mundial de motociclismo de velocidade, vencido pelo espanhol Marc Márquez (Ducati) pela segunda vez consecutiva.

Dupla nortenha conquista bronze no Mundial Universitário de Voleibol de Praia

A dupla formada por Hugo Campos, da licenciatura em Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e João Pedrosa, do Instituto Politécnico do Porto (P.Porto), conquistou, este sábado, a medalha de bronze no Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de Praia, que decorreu no Rio de Janeiro, no Brasil.