Montemor-o-Velho avança com providência cautelar para evitar fecho de duas escolas

Montemor-o-Velho avança com providência cautelar para evitar fecho de duas escolas
| Política
Porto Canal

O município de Montemor-o-Velho anunciou hoje que vai avançar com uma providência cautelar para impedir o encerramento das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Tojeiro e da Portela, previsto na reorganização da rede escolar.

Em comunicado, aquela autarquia considera que o encerramento decretado pelo ministro da Educação, Nuno Crato, viola a Carta Educativa de Montemor-o-Velho, "uma vez que as escolas de acolhimento não têm melhores condições, nem têm um professor por ano de escolaridade".

O executivo liderado pelo socialista Emílio Torrão disse que, "enquanto não chega a nova avaliação da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, e sem prejuízo de, no futuro, poder vir a retirar ou alterar as nossas intenções" avança com uma providência cautelar.

Segundo o comunicado, durante a semana passada, executivo municipal, pais, encarregados de educação e a comunidade das duas localidades "multiplicaram-se em esforços, contactos e mobilizações populares em prol da continuidade das duas escolas".

"No rol dos argumentos apresentados pela população constam as boas condições que ambas as escolas têm, a lacuna de transportes públicos e os prejuízos que tal facto vai causar nos alunos, nas populações e na autarquia", lê-se no documento.

O Ministério da Educação e Ciência anunciou que vai fechar 311 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e integrá-las em centros escolares ou outros estabelecimentos de ensino, no âmbito do processo de reorganização da rede escolar.

"O novo ano letivo terá início em infraestruturas com recursos que oferecem melhores condições para o sucesso escolar. [Os alunos] estarão integrados em turmas compostas por colegas da mesma idade, terão acesso a recursos mais variados, como bibliotecas e recintos apropriados a atividades físicas e participação em ofertas de escola mais diversificadas", referiu a tutela em comunicado.

Segundo a nota, a Secretaria de Estado do Ensino e Administração Escolar concluiu mais uma fase da reorganização da rede escolar, "processo iniciado há cerca de 10 anos e continuado por este Governo desde o ano letivo de 2011/2012, com bom senso e um olhar particular relativamente às características de contexto".

+ notícias: Política

Fim das portagens nas ex-SCUT debatido hoje no Parlamento

A Assembleia da República debate esta quinta-feira, por iniciativa do PS, o fim das portagens em autoestradas ex-SCUT, propostas com um desfecho incerto uma vez que os partidos não “abriram o jogo” em relação aos sentidos de voto.

Petição que exige atualização de pensão para todos entregue até final do mês no parlamento

O movimento Justiça para Pensionistas e Reformados (JPR) pretende entregar até ao final do mês, no parlamento, uma petição a exigir a alteração da norma que estabelece a atualização das pensões apenas no segundo ano de aposentação. Intitulada "Atualização de pensão para todos os pensionistas e reformados", a petição contava esta quarta-feira à tarde com mais de 3.230 assinaturas online.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.