Coração de D. Pedro IV recebeu 3 mil visitas em oito horas de exposição
Porto Canal
Desde as 10 horas da manhã deste sábado que as portas da igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, estão abertas a todos os que quiserem ver o coração de D. Pedro IV, que estará também em exposição este domingo. A curiosidade tem sido muita, expressa na grande adesão que se tem registado. Segundo a autarquia portuense, até às 18h deste sábado, cerca de 3 mil pessoas já tinham visitado a exposição inédita.
A longa fila à porta da Irmandade da Lapa é prova viva da curiosidade do Porto, que atravessa todas as gerações, em ver com os próprios olhos o coração de D. Pedro IV, doado pelo próprio à cidade, como agradecimento pelo apoio pela luta liberal.
Até às 18 horas deste sábado, cerca de 3000 pessoas já tinham visitado a peça, em exposição no Salão Nobre da Irmandade da Lapa. As portas abriram às dez, mas muitos fizeram questão de garantir um lugar na fila mais cedo.
Esta exposição inédita, com entrada gratuita, acontece antes de o coração de D. Pedro IV, doado à cidade há cerca de 200 anos, viajar temporariamente para o Brasil no âmbito das celebrações dos 200 anos da independência brasileira.
No domingo à noite, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai levar pessoalmente o coração de D. Pedro IV a Brasília, com o apoio da Força Aérea brasileira.