Polícia Municipal garante dispositivo de forte segurança na exposição do coração de D.Pedro

Polícia Municipal garante dispositivo de forte segurança na exposição do coração de D.Pedro
| Porto
Porto Canal

Antes de viajar temporariamente para o Brasil, no âmbito das celebrações do bicentenário da independência brasileira, o coração de D. Pedro IV estará pela primeira vez em exposição aberta ao público. É já no próximo fim de semana, 20 e 21 de agosto, que vai ser possível visitar a herança do rei no Salão Nobre da Irmandade da Lapa entre as 10h e as 20h, no sábado, e entre as 10h e as 16h, no domingo. Tendo em conta este acontecimento, a Polícia Municipal já veio garantir um dispositivo de forte segurança ao longo da exposição.

Além da proteção policial, a relíquia estará garantida através do vaso que alojará o coração e ainda por uma vitrine. A conceção deste equipamento foi executada em peças autónomas de vidro laminado-temperado, de forma a garantir a estabilidade das superfícies em caso de quebra. 

A proposta considerou a montagem da vitrine de modo a posicionar o coração de D. Pedro à altura de um coração no corpo humano, tomando como referência a altura média dos indivíduos de Portugal e do Brasil, o que o coloca a sensivelmente a 1,30m.

A entrada no Salão Nobre da Irmandade da Lapa será condicionada à lotação permitida, de modo a evitar concentração excessiva de pessoas em redor do coração de D. Pedro.

+ notícias: Porto

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

PSP registou 244 atropelamentos em 4034 acidentes no Porto em 2023

A Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto registou 244 atropelamentos no concelho em 2023, num total de 4.034 acidentes aos quais foi chamada a intervir, de acordo com dados adiantados à agência Lusa.

Homem detido por agredir um polícia junto ao Tribunal São João Novo

A PSP deteve um homem de 40 anos esta quinta-feira, junto ao Tribunal São João Novo, no Porto, por agredir um agente que ali prestava serviço, adiantou esta sexta-feira.