Coração do rei D. Pedro IV exposto pela primeira vez ao público este fim de semana

Coração do rei D. Pedro IV exposto pela primeira vez ao público este fim de semana
| Norte
Porto Canal

Antes de viajar temporariamente para o Brasil, no âmbito das celebrações do bicentenário da independência brasileira, o coração de D. Pedro IV estará pela primeira vez em exposição aberta ao público. Este fim de semana, 20 e 21 de agosto, é possível visitar a herança do rei no Salão Nobre da Irmandade da Lapa.

No sábado, a mostra estará em funcionamento entre as 10 e as 20 horas. No domingo, as visitas decorrem das 10h às 16h. A entrada é livre.

Será o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a levar pessoalmente o coração de D. Pedro IV ao Brasil, durante a noite de 21 de agosto, com o apoio da Força Aérea brasileira. Na segunda-feira, o órgão chega ao Palácio do Planalto, em Brasília, para ser recebido com “honras militares”. A relíquia participará nas celebrações durante 20 dias, regressando à cidade do Porto no dia 9 de setembro.

A Câmara do Porto diz "associar-se ao Brasil na celebração do bicentenário da sua independência, em nome das importantes parcerias que têm sido estabelecidas ao longo da história e em torno da figura de D. Pedro IV. A viagem do órgão foi aprovada depois de receber um parecer técnico favorável do Instituto de Medicina Legal do Porto, que pediu o transporte da relíquia em ambiente pressurizado", referiu a autarquia.

O Município do Porto vai associar-se às celebrações dos 200 anos de independência do Brasil, com diversas iniciativas, tais como a organização de uma exposição sobre a relevante presença de D. Pedro na cidade, intitulada “Pedro, a Independência do Brasil e o Porto”, um concerto no renovado órgão da Igreja da Lapa, um conjunto de publicações, conferências e visitas.

A 30 de Maio, o embaixador brasileiro George Prata, um dos coordenadores das comemorações, anunciou que o governo do seu país tinha enviado um pedido oficial a Portugal para a trasladação do coração de D. Pedro.

A 22 de Junho, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou que a autarquia autorizaria a transladação temporária do coração para o Brasil, embora esta ficasse ainda dependente de pormenores de transporte e segurança a acertar com as autoridades brasileiras.

E a 18 de Julho o executivo autárquico aprovou por unanimidade uma proposta que autoriza a transladação através da celebração de um contrato de comodato a celebrar com o governo brasileiro.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.