Festival Noroeste celebra música do Norte de Portugal e da Galiza

Festival Noroeste celebra música do Norte de Portugal e da Galiza
Câmara Municipal de Braga
| Norte
Porto Canal

O Festival de Música Noroeste que visa celebrar a música do Norte de Portugal e da Galiza vai animar os próximos dias da cidade de Braga. Nos dias 25, 26 e 27 de agosto espera-se na cidade um conjunto de concertos que cruzam "o local e o global, o tradicional e o contemporâneo e as influências da região milenar do Noroeste Peninsular com a música de fusão, o jazz e a world music", referiu a autarquia.

O festival promovido através de uma parceria entre o Município de Braga e Arca de Sons Associação Cultural, oferece ao todo seis concertos distribuídos em dois diariamente. O arranque está marcado para as 21h30 e 22h30 no palco na Avenida Central.

Além da celebração da música, é também importante a passagem de algumas permissas, tais como "a afirmação de Braga como um centro importante de criação e celebração da cultura do Noroeste Peninsular (Norte de Portugal / Galiza); pesos semelhantes nas propostas artísticas dos dois lados da fronteira da euro-região do Eixo Atlântico e promover a criação artística local e regional, com parcerias internacionais relevantes do ponto de vista cultural", explicou a Câmara Municipal de Braga.

No primeiro dia, sobem ao palco o grupo “Origem Tradicional” e Canto D’Aqui. No segundo dia, é a vez de “Duo Caamaño e Ameixeiras” e de “Maria Quê” e para encerrar o festival estará “Antía Muiño” e Manuel de Oliveira - ENTRE-LUGAR, com a participação especial de Ton Risco (Vibrafone).

 

+ notícias: Norte

Porto: o caos no trânsito e os cinco principais pontos críticos da cidade

O trânsito no Porto pode ser uma dor de cabeça para quem tem de atravessar a cidade. Ao longo dos anos, o número de veículos em circulação nas principais vias da cidade tem aumentado, o que faz com que a rede fique congestionada. A travessia do rio Douro é exemplo do caos que podem ser as horas de ponta, mas não é o único.

Eduardo Vítor Rodrigues defende que metro na Ponte da Arrábida "não faz sentido absolutamente nenhum"

O presidente da Câmara de Gaia disse, esta sexta-feira, compreender as dúvidas colocadas pelo homólogo do Porto sobre a nova ponte do metro, nomeadamente no que diz respeito à inserção urbanística nas margens, lembrando que nenhum dos dois pretende "remendos". No que diz respeito às alternativas que têm sido sugeridas, especialmente uma eventual inserção da futura linha Rubi na Ponte da Arrábida, o autarca gaiense considera não fazerem "sentido nenhum" e que até "iria desvirtuar aquilo que o metro significa".

Tribunal confirma condenação de comentador da BTV por insultos a Pinto da Costa

O Tribunal da Relação do Porto manteve a condenação de Pedro Abreu Rocha por insultos proferidos contra Jorge Nuno Pinto da Costa numa emissão do programa Lanças Apontadas, da Benfica TV, a 21 de novembro de 2018. O advogado foi condenado a pagar uma multa de 2.000 euros e 5.000 euros a título de indemnização.