PSP suspeita de No Name Boys nos desacatos em Guimarães. Investigações já estão em curso

PSP suspeita de No Name Boys nos desacatos em Guimarães. Investigações já estão em curso
| Desporto
Porto Canal

23 portugueses foram identificados pela Polícia de Segurança Pública na sequência das perturbações na cidade por parte de adeptos do Hajduk Split. O Porto Canal avançou em primeira mão que estes portugueses se tratavam de membros da claque No Name Boys. Agora, o jornal PÚBLICO confirma que a PSP já iniciou investigações ao grupo benfiquista.

Como noticiado anteriormente, os elementos dos No Name Boys estiveram sempre presentes durante os desacatos, guiando os fãs do Hajduk e indicando caminhos mais rápidos pela cidade. O jornal PÚBLICO confirmou que os croatas evitaram entrar em Portugal através do aeroporto Francisco Sá Carneiro, utilizaram viaturas descaracterizadas e cinco autocarros alugados por portugueses e conseguiram escapar ao controlo das autoridades até chegarem a Guimarães para provocar distúrbios.

As fontes da PSP ouvidas pelo jornal admitem que os meios disponíveis nesta terça-feira não eram suficientes para a ameaça croata, relembrando que o comando distrital de Braga acompanha, neste momento, três equipas de futebol que estão a disputar competições europeias.

Em declarações aos jornalistas, esta tarde, o comissário da PSP Vítor Silva garantiu que as autoridades já estão a investigar o auxílio logístico dos portugueses: “Estamos a falar de um grupo de adeptos que está habituado e faz parte da cultura dos mesmos fazer este tipo de abordagens.”
A claque croata Torcida Split é o grupo organizado mais antigo no futebol europeu. Conhecidos pela violência, costumam viajar antes dos jogos para provocar desacatos com adeptos rivais.

A ligação entre a Torcida Split e o grupo No Name Boys começou oficialmente na época 1994-95, depois de um jogo da Liga dos Campeões. Três elementos da claque No Name Boys, de alcunhas “Gullit”, “Tino” e “Rita”, morreram num acidente de carro quando voltavam do estádio. A partir desse momento, a Torcida (claque do Hajduk) e No Name juraram ‘amizade eterna’.

 

+ notícias: Desporto

Liga de clubes com lucro pelo sétimo ano consecutivo e com receita histórica

O Relatório e Contas da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, relativo à época 2021/22 foi nesta terça-feira aprovado por unanimidade pelos clubes, apresentando um resultado líquido positivo de 1,182 milhões de euros.

Nuno Borges vence na estreia em torneios ATP fora de Portugal

O tenista português Nuno Borges qualificou-se esta terça-feira para a segunda ronda do torneio de Sófia, ao vencer o o bósnio Mirza Basic, na sua estreia num torneio do circuito ATP fora de Portugal.

Festa da equipa do Belgrano quase termina em tragédia

A equipa argentina Belgrano, subiu este fim de semana de escalão. Os festejos no autocarro podiam ter terminado em tragédia.