O que une as claques do Benfica e Hajduk Split: os adeptos do FC Porto espancados e as juras de irmandade

| Desporto
Porto Canal

Das 154 pessoas identificadas na noite desta quarta-feira após os desacatos de Guimarães, 23 são portugueses. Fontes da polícia e adeptos do Vitória SC indicam tratarem-se de membros da claque benfiquista No Name Boys. De onde vem a ligação entre croatas e portugueses?

Nas redes sociais, cedo começaram a surgir mensagens e imagens que mostravam uma espécie de ‘preparação’ da noite em Guimarães. Com frases como “tudo preparado para invadir” e “vamos estar aí com os nossos irmãos”, adeptos benfiquistas eram vistos com cachecóis e bandeiras do Hajduk Split. No submundo do futebol, a relação entre claques é vista como uma “relação que surgiu do sangue”.

Porto Canal

Segundo adeptos, locais e fontes da polícia ouvidas pelo Porto Canal, os elementos dos No Name Boys estiveram sempre presentes durante os desacatos, guiando os fãs do Hajduk e indicando caminhos mais rápidos pela cidade. O jornal PÚBLICO confirmou que os croatas evitaram entrar em Portugal através do aeroporto Francisco Sá Carneiro, utilizaram viaturas descaracterizadas e cinco autocarros alugados por portugueses e conseguiram escapar ao controlo das autoridades até chegarem a Guimarães para provocar distúrbios.

As fontes da PSP ouvidas pelo jornal admitem que os meios disponíveis nesta terça-feira não eram suficientes para a ameaça croata, relembrando que o comando distrital de Braga acompanha, neste momento, três equipas de futebol que estão a disputar competições europeias.

A história de amizade entre NN e Hajduk Split começou numa eliminatória da Liga dos Campeões a 14 de setembro de 1994. O jogo entre Benfica e Hajduk, disputado na Croácia e que terminou 0-0, teve um desfecho triste. Três elementos da claque No Name Boys, de alcunhas “Gullit”, “Tino” e “Rita”, morreram num acidente de carro quando voltavam do estádio. A partir desse momento, a Torcida (claque do Hajduk) e No Name juraram ‘amizade eterna’.

Nos anos seguintes, a amizade consolidou-se, com viagens e encontros entre membros das duas claques. Foram criadas bandeiras e tarjas com os dois símbolos dos NN e Torcida. Existem cânticos comuns e até “parabéns” quando cada claque faz anos, como em março deste ano, quando a Torcida celebrou os 30 dos No Name Boys num jogo do campeonato croata, com uma tarja em português onde se lia “"30 anos de existência / 18 anos contra a legalização / Parabéns irmãos NN".

Um dos piores momentos desta relação aconteceu em agosto de 2018. Dois adeptos do FC Porto e um outro do Sporting foram agredidos quando se encontravam de férias em Hvar, no sul da Croácia.

Os três amigos, vestidos com as camisolas azuis-e-brancas, passeavam na rua quando foram abordados por membros da Torcida e outros portugueses. Os amigos foram agredidos e as camisolas do FC Porto foram rasgadas.

Porto Canal

Na altura, o FC Porto reagiu aos incidentes e contactou os agredidos. "O FC Porto considera que é absolutamente lamentável que adeptos de qualquer clube sejam agredidos por exibirem símbolos das equipas que apoiam", escreveram num email aos amigos portugueses. "Teremos todo o gosto, por isso, em oferecer-vos novas camisolas para substituírem as que foram vandalizadas".

Atualizado 10-08-2022 15:53 para incluir novos dados sobre planeamento logísitico dos adeptos croatas e ligações com a claque benfiquista No Name Boys

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.