FC Porto: Um tributo aos 15 anos de Dublin. O quarto equipamento dos Dragões

FC Porto: Um tributo aos 15 anos de Dublin. O quarto equipamento dos Dragões
| Desporto
Porto Canal

Mais de 130 anos de história encontram espaço para muitos momentos, personagens e locais. Alguns, pelo simbolismo e relevância, fazem nascer uma ligação que perdurará para sempre. Dublin é um deles.

 

A 18 de maio de 2011, Guarín cruzou, Falcao cabeceou e a caminhada até à segunda Liga Europa da história do FC Porto estava concluída. Uma epopeia inesquecível, com passagens por Espanha, Bulgária, Turquia, Rússia e Áustria, antes de culminar na capital irlandesa.

No ano em que se cumprem 15 anos da conquista do sétimo título internacional do palmarés azul e branco, o FC Porto, em parceria com a New Balance, lança um inédito quarto equipamento que presta tributo a esta caminhada que tantos portistas ainda sabem de cor.

Partindo do raio, elemento definidor das riscas do equipamento principal dessa temporada - aquele que foi usado na final do Aviva Stadium - nasce uma nova camisola alternativa, que é a inversão do segundo equipamento de 2011, utilizado, por exemplo na inesquecível vitória em Viena, num jogo disputado sob um manto de neve.

Agora predomina o azul marinho sobre as riscas amarelas finas, em formato de raio. Inverte-se, assim, a lógica de há 15 anos, fazendo nascer um novo mundo e a oportunidade de novas e frescas memórias.

 

Silvestre Varela, um dos heróis dessa caminhada, dá a cara pela campanha de lançamento, inspirada no ambiente dos bares irlandeses e gravada no Bar Bonaparte Downtown, numa recriação do espírito vivido pelos portistas nas ruas e pubs irlandeses, com especial enfoque no mítico The Temple Bar.

“Aquela temporada foi memorável e está, justamente, na história como uma das melhores de sempre do FC Porto. Todos os adeptos ainda partilham muitas vezes comigo histórias de jogos desta caminhada, histórias de Dublin, da envolvência na cidade, do jogo...Muitas memórias que também são minhas e que esta camisola me faz recordar”, comenta o jogador.

O antigo extremo, titular na final de Dublin, recorda especialmente o jogo de Viena onde o equipamento que inspira o atual foi utilizado: “Foi um dos jogos mais especiais dessa caminhada, sem dúvida. Este equipamento é um tributo bem conseguido a esse jogo, mas, principalmente, a toda essa temporada histórica.”

Esta edição especial, disponível em exclusivo nas FC Porto Stores e FC Porto Online Store, inclui um badge de comemoração dos 15 anos da conquista em Dublin. Paralelamente, está também disponível uma outra versão, sem o badge, tanto nas lojas oficiais do FC Porto como nos restantes pontos de venda New Balance.

À semelhança de toda a coleção 2025/26, foi criada usando a tecnologia NB Dry, que permite manter os jogadores frescos e secos do primeiro ao último minuto.

Quinze anos depois, os raios que passaram sobre a Liga Europa 2011 como um tufão vencedor voltam à indumentária portista e servem de inspiração para a segunda metade de 2025/26.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Francesco Farioli renova contrato

O ciclo continua e a ambição mantém-se: o FC Porto e Francesco Farioli acabam de prolongar contrato. Num momento crucial da época desportiva, Clube e treinador chegaram a acordo para manter a ligação nas próximas duas temporadas e meia, até 30 de junho de 2028.

FC Porto: Diogo Costa eleito Guarda-Redes do Mês da Liga Portugal

O Melhor Guarda-Redes do futebol português em dezembro chama-se Diogo Costa e veste de azul e branco. Peça basilar no plantel de Francesco Farioli, o capitão do FC Porto arrecadou a última distinção de 2025 num período em que o FC Porto manteve a liderança isolada da prova.

FC Porto: Jan Bednarek eleito Melhor Defesa da Liga pelo quarto mês consecutivo

Jan Bednarek é o Melhor Defesa da Liga Portugal há quatro meses consecutivos. Recrutado na Premier League no mercado de verão, o internacional polaco já tinha sido eleito Defesa do Mês do campeonato em setembro, outubro e novembro e acaba de juntar o prémio referente a dezembro à contabilidade pessoal.