Adeptos do Hajduk Split lançam o caos no centro de Guimarães

| Norte
Porto Canal

Cerca de uma centena de adeptos do Hajduk Split causaram distúrbios no centro da cidade de Guimarães, na noite desta terça-feira. Ao que o Porto Canal apurou, depois dos minutos de caos, os adeptos terão entrado em autocarros para se dirigirem à cidade do Porto. Ao que tudo indica, estarão acompanhados por membros da claque do Benfica “No Name Boys”.

Em declarações à SIC Notícias, uma testemunha, que estava num dos bares do centro de Guimarães no momento da “invasão” dos adeptos do Hajduk Split garante que existiam portugueses no grupo. Segundo Marta Mendes ouviram-se frases como “Guimarães é nosso” e “vamos por esta cidade a arder”.

No Centro de Guimarães comerciantes e clientes acabaram por se barricar no interior dos estabelecimentos e criticam a falta de policiamento na zona. Há ainda relatos de alguns populares feridos na sequência dos desacatos. Segundo testemunhas no local, cerca de uma hora depois dos incidentes não estava ainda nenhum contingente policial nas ruas. O Porto Canal tentou contactar várias vezes, sem sucesso, a esquadra de Guimarães e o Comando Distrital de Braga.

As imagens, que estão a ser partilhadas nas redes sociais, mostram os adeptos do clube da Croácia a correrem pelas ruas de Guimarães, com tochas e petardos. Num vídeo de videovigilância de um restaurante localizado no centro da cidade berço é possível ver mesmo vários adeptos a destruírem as esplanadas e a atirarem cadeiras aos clientes.

Os Bombeiros não registaram qualquer solicitação provocada pelos acontecimentos mas receberam diversos telefonemas de populares que não conseguiram contactar a PSP.

A equipa croata defronta o Vitória de Guimarães, esta quarta-feira, às 17h, em jogo a contar para a Conference League. Os vimaranenses vão tentar reverter a desvantagem na eliminatória, depois do 1-3 na primeira mão.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.