Rui Moreira defende que aeroporto Sá Carneiro deve fazer parte da solução para o novo aeroporto de Lisboa

Rui Moreira defende que aeroporto Sá Carneiro deve fazer parte da solução para o novo aeroporto de Lisboa
| Norte
Porto Canal / Agências

Autarca diz que aeroporto Francisco Sá Carneiro não é pensado como “válvula de escape” devido à “visão centralista do Império” de que “tem de ser tudo em Lisboa”

Na entrevista ao programa Hora da Verdade da Renascença e do jornal Público, o autarca do Porto defende que "à partida, o Montijo, salvo questões ambientais, é o melhor até porque já lá existe um aeroporto" . A proposta é que, enquanto a solução alternativa à Portela não fica pronta, a opção seja o aeroporto Francisco Sá Carneiro: "se neste momento o aeroporto de Lisboa não tem capacidade para albergar aviões, porque é que não procuramos que esses aviões escalem no Porto?", questiona Moreira.

“Acho que se deveria ter pensado que o aeroporto Francisco Sá Carneiro era uma válvula de escape. Não foi assim pensado até hoje, mas a mim surpreende-me que este assunto nunca esteja no papel.

E não está por causa da visão centralista do Império, porque dizem não, isto tem de ser tudo em Lisboa. Entretanto, vai-se adiando a decisão ano após ano, ano após ano”. “Se neste momento o aeroporto de Lisboa não tem capacidade para albergar aviões por que é que não procuramos que esses aviões escalem no Porto ou em Faro”, acrescenta.

Questionado se Pedro Nuno Santos se deve demitir depois da polémica do despacho revogado pelo primeiro-ministro, o presidente da Câmara do Porto diz que se trata de um ministro "competente e tenaz" com "uns dossiês muito pesados".

O autarca admite, ainda, que “o ministro Pedro Nuno Santos tem uma pasta terrível”: “A ferrovia que é uma questão também ela adiada. A última obra importante na ferrovia pronta foi a modernização da linha do Norte tinha eu 12 ou 13 anos de idade e já tenho 65. Ele, de facto, tem uns dossiers muito pesados”, refere.

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.