Rui Moreira defende que aeroporto Sá Carneiro deve fazer parte da solução para o novo aeroporto de Lisboa

Rui Moreira defende que aeroporto Sá Carneiro deve fazer parte da solução para o novo aeroporto de Lisboa
| Norte
Porto Canal / Agências

Autarca diz que aeroporto Francisco Sá Carneiro não é pensado como “válvula de escape” devido à “visão centralista do Império” de que “tem de ser tudo em Lisboa”

Na entrevista ao programa Hora da Verdade da Renascença e do jornal Público, o autarca do Porto defende que "à partida, o Montijo, salvo questões ambientais, é o melhor até porque já lá existe um aeroporto" . A proposta é que, enquanto a solução alternativa à Portela não fica pronta, a opção seja o aeroporto Francisco Sá Carneiro: "se neste momento o aeroporto de Lisboa não tem capacidade para albergar aviões, porque é que não procuramos que esses aviões escalem no Porto?", questiona Moreira.

“Acho que se deveria ter pensado que o aeroporto Francisco Sá Carneiro era uma válvula de escape. Não foi assim pensado até hoje, mas a mim surpreende-me que este assunto nunca esteja no papel.

E não está por causa da visão centralista do Império, porque dizem não, isto tem de ser tudo em Lisboa. Entretanto, vai-se adiando a decisão ano após ano, ano após ano”. “Se neste momento o aeroporto de Lisboa não tem capacidade para albergar aviões por que é que não procuramos que esses aviões escalem no Porto ou em Faro”, acrescenta.

Questionado se Pedro Nuno Santos se deve demitir depois da polémica do despacho revogado pelo primeiro-ministro, o presidente da Câmara do Porto diz que se trata de um ministro "competente e tenaz" com "uns dossiês muito pesados".

O autarca admite, ainda, que “o ministro Pedro Nuno Santos tem uma pasta terrível”: “A ferrovia que é uma questão também ela adiada. A última obra importante na ferrovia pronta foi a modernização da linha do Norte tinha eu 12 ou 13 anos de idade e já tenho 65. Ele, de facto, tem uns dossiers muito pesados”, refere.

+ notícias: Norte

Sala de consumo vigiado do Porto “desajustada” das necessidades da população

Quase seis meses após a abertura da sala de consumo vigiado do Porto, saltam à vista as principais dificuldades sentidas na resposta, que acabou por ter uma procura mais elevada do que a inicialmente prevista.

Jovem desmaia e fica com queimaduras após cair em lareira 

Uma jovem desmaiou e acabou por cair na lareira de casa. Com a queda acabou por ficar com queimaduras na cara e com a visão afetada. O caso aconteceu em Vinhais, em Bragança. 

Aeroporto do Porto arrasa concorrência galega e lidera noroeste peninsular

Segundo dados a que o Porto Canal teve acesso, em 2022, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, superou os 13,1 milhões de passageiros e ultrapassou a previsão da Vinci. No mesmo período, a soma dos três aeroportos da Galiza ficou-se pelos 5,1 milhões de passageiros.