Rui Moreira defende que aeroporto Sá Carneiro deve fazer parte da solução para o novo aeroporto de Lisboa

Rui Moreira defende que aeroporto Sá Carneiro deve fazer parte da solução para o novo aeroporto de Lisboa
| Norte
Porto Canal / Agências

Autarca diz que aeroporto Francisco Sá Carneiro não é pensado como “válvula de escape” devido à “visão centralista do Império” de que “tem de ser tudo em Lisboa”

Na entrevista ao programa Hora da Verdade da Renascença e do jornal Público, o autarca do Porto defende que "à partida, o Montijo, salvo questões ambientais, é o melhor até porque já lá existe um aeroporto" . A proposta é que, enquanto a solução alternativa à Portela não fica pronta, a opção seja o aeroporto Francisco Sá Carneiro: "se neste momento o aeroporto de Lisboa não tem capacidade para albergar aviões, porque é que não procuramos que esses aviões escalem no Porto?", questiona Moreira.

“Acho que se deveria ter pensado que o aeroporto Francisco Sá Carneiro era uma válvula de escape. Não foi assim pensado até hoje, mas a mim surpreende-me que este assunto nunca esteja no papel.

E não está por causa da visão centralista do Império, porque dizem não, isto tem de ser tudo em Lisboa. Entretanto, vai-se adiando a decisão ano após ano, ano após ano”. “Se neste momento o aeroporto de Lisboa não tem capacidade para albergar aviões por que é que não procuramos que esses aviões escalem no Porto ou em Faro”, acrescenta.

Questionado se Pedro Nuno Santos se deve demitir depois da polémica do despacho revogado pelo primeiro-ministro, o presidente da Câmara do Porto diz que se trata de um ministro "competente e tenaz" com "uns dossiês muito pesados".

O autarca admite, ainda, que “o ministro Pedro Nuno Santos tem uma pasta terrível”: “A ferrovia que é uma questão também ela adiada. A última obra importante na ferrovia pronta foi a modernização da linha do Norte tinha eu 12 ou 13 anos de idade e já tenho 65. Ele, de facto, tem uns dossiers muito pesados”, refere.

+ notícias: Norte

Greve condiciona serviço da UNIR em Gaia e Espinho na segunda-feira

Greve dos trabalhadores da Auto Viação Feirense que decorre esta segunda-feira vai condicionar novamente o serviço da rede Unir, sobretudo em Gaia e Espinho, após a paralisação de há um mês.

Incêndio causa danos materiais em loja de tintas em Lourosa

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, numa loja de tintas em Lourosa, concelho de Santa Maria da Feira, apurou o Porto Canal junto do Comando Sub-Regional do Porto. 

Carro consumido pelas chamas na A3 na zona da Trofa

Um veículo ligeiro foi consumido pelas chamas, na tarde deste domingo, na autoestrada A3, sentido Porto-Maia, na zona da Trofa, confirmou ao Porto Canal junto do Comando Sub-Regional do Porto.