Rui Moreira defende que aeroporto Sá Carneiro deve fazer parte da solução para o novo aeroporto de Lisboa

Rui Moreira defende que aeroporto Sá Carneiro deve fazer parte da solução para o novo aeroporto de Lisboa
| Norte
Porto Canal / Agências

Autarca diz que aeroporto Francisco Sá Carneiro não é pensado como “válvula de escape” devido à “visão centralista do Império” de que “tem de ser tudo em Lisboa”

Na entrevista ao programa Hora da Verdade da Renascença e do jornal Público, o autarca do Porto defende que "à partida, o Montijo, salvo questões ambientais, é o melhor até porque já lá existe um aeroporto" . A proposta é que, enquanto a solução alternativa à Portela não fica pronta, a opção seja o aeroporto Francisco Sá Carneiro: "se neste momento o aeroporto de Lisboa não tem capacidade para albergar aviões, porque é que não procuramos que esses aviões escalem no Porto?", questiona Moreira.

“Acho que se deveria ter pensado que o aeroporto Francisco Sá Carneiro era uma válvula de escape. Não foi assim pensado até hoje, mas a mim surpreende-me que este assunto nunca esteja no papel.

E não está por causa da visão centralista do Império, porque dizem não, isto tem de ser tudo em Lisboa. Entretanto, vai-se adiando a decisão ano após ano, ano após ano”. “Se neste momento o aeroporto de Lisboa não tem capacidade para albergar aviões por que é que não procuramos que esses aviões escalem no Porto ou em Faro”, acrescenta.

Questionado se Pedro Nuno Santos se deve demitir depois da polémica do despacho revogado pelo primeiro-ministro, o presidente da Câmara do Porto diz que se trata de um ministro "competente e tenaz" com "uns dossiês muito pesados".

O autarca admite, ainda, que “o ministro Pedro Nuno Santos tem uma pasta terrível”: “A ferrovia que é uma questão também ela adiada. A última obra importante na ferrovia pronta foi a modernização da linha do Norte tinha eu 12 ou 13 anos de idade e já tenho 65. Ele, de facto, tem uns dossiers muito pesados”, refere.

+ notícias: Norte

Centro TUMO nasce em Matosinhos em setembro para formar jovens em robótica ou música

Um novo centro de tecnologias criativas TUMO vai abrir em setembro na região Norte, nomeadamente em Matosinhos, para formar, de forma gratuita, jovens em áreas como robótica, fotografia e ‘design’ gráfico, revelou esta segunda-feira o responsável pelo projeto.

Hospital de Gaia deteta presença de ‘legionella’ mas não há infetados

O Hospital de Gaia detetou a presença da bactéria ‘legionella’ em três pontos de água mas não há infetados e foi feita uma desinfeção total da rede de canalização, disse à Lusa fonte oficial.

Negociante de arte com pena de oito anos e meio por comercializar quadros falsos

Um negociante de arte foi condenado a oito anos e meio de prisão pelo Tribunal de Penafiel, por comercializar obras falsificadas de pintores conhecidos, pintadas por dois reclusos da prisão de Paços de Ferreira, que foram absolvidos.