Autarca de Braga (PSD) discorda da decisão de Montenegro sobre regionalização

| Política
Porto Canal / Agências

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Cávado, Ricardo Rio, disse hoje discordar da posição do novo líder do PSD sobre a regionalização, considerando que a criação de regiões administrativas é "premente em qualquer circunstância".

Em declarações à Lusa, Ricardo Rio (PSD), que é também presidente da Câmara de Braga, adiantou que a posição assumida no domingo por Luís Montenegro vai inviabilizar a concretização da regionalização "num horizonte próximo".

"Discordo [da posição de Luís Montenegro]. Sou defensor do processo de regionalização e acho que ele seria premente em qualquer circunstância", referiu.

O novo presidente do PSD, Luís Montenegro, considerou no domingo que um referendo sobre a regionalização em 2024, com a atual situação, será "uma irresponsabilidade, uma precipitação e um erro".

No encerramento do 40.º Congresso do PSD, Luís Montenegro referiu que o referendo em 2024 "não é adequado", devido à grave situação internacional e às consequências económicas e sociais muito sérias estão a atingir os portugueses.

Avisou ainda que se o Governo decidir avançar, o fará sem o apoio do PSD.

Para Ricardo Rio, afastar o referendo em 2024 "é, na prática, afastar 'sine die' a possibilidade de concretização do processo de regionalização".

"Porque depois também não o será nos anos subsequentes, porque não haverá condições para concretizar o referendo por razões diversas, desde logo pelos ciclos eleitorais", disse ainda o autarca de Braga.

Para Ricardo Rio, uma vez assumida esta posição, "é também preciso assumir que não haverá regionalização num horizonte próximo no nosso país".

"Teremos de encontrar ouras alternativas que mitiguem os muitos problemas com que o país se confronta por força do centralismo do Estado", defendeu.

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.