Ex-procuradoras que ajudaram evadido da prisão condenadas a penas suspensas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jun (Lusa) - As Varas Criminais de Lisboa condenaram hoje a penas suspensas duas ex-magistradas do Ministério Público que ajudaram e passaram a um evadido da prisão informações e dados pessoais de altos quadros da magistratura e da Polícia Judiciária.

Sónia Moreira foi condenada a três anos e meio de prisão e Sílvia Bom a dois anos e nove meses, penas suspensas na sua execução por igual período. José Lorosa de Matos, que se encontrava foragido à justiça à data dos factos, tendo-se envolvido intimamente durante esse período com as duas arguidas, foi condenado a cinco anos de prisão efetiva, enquanto a um quarto arguido foi aplicada uma pena suspensa de um ano e três meses.

As arguidas, que exerceram funções como procuradoras adjuntas no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, entre 2004 e 2011, foram expulsas do Ministério Público.

Estavam acusadas TRL de violação do sigilo profissional, acesso indevido, abuso de poder, favorecimento pessoal e falsificação de documento.

Para o coletivo de juízes da 4.ª Vara Criminal de Lisboa, ficou provado, no essencial, "com pequeninas diferenças", os factos constantes do despacho de acusação do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), sublinhando que "a prova foi clara".

JYS // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".