Galiza bate recordes de licenças para acender fogueiras com o regresso do 'San Xoán'

Galiza bate recordes de licenças para acender fogueiras com o regresso do 'San Xoán'
| Mundo
Porto Canal

Depois de dois anos impedido de ser celebrado, o 'San Xoán' regressou à Galiza e em grande. Numa noite que se esperava fresca, alguns concelhos da Galiza bateram o recorde do número de licenças pedidas para acenderem fogueiras, uma tradição que acontece em muitas praias e um desejo que muitos esperavam.

O festival mais esperado da Galiza fez com que a população começasse os preparativos mais cedo. A manhã do dia 23 de junho ficou marcada pelo ajuntamento de lenha feito pelos grupos, para que à noite acendessem as fogueiras. Durante a tarde realizaram-se os jogos populares, oficinas sobre as ervas de 'San Xoán' e representação teatral.

À noite surgiram as famosas fogueiras nas praias, este ano com algumas limitações de praias, mas com muita sardinha à mistura.

+ notícias: Mundo

Julho foi dos meses mais quentes jamais registados no mundo

O mês passado foi um dos julhos mais quentes jamais registados no mundo, indicou, esta terça-feira, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) com sede em Genebra.

China detecta 35 casos humanos de um novo vírus de origem animal

Um estudo científico revelou a deteção em duas províncias da China de 35 infeções em seres humanos de um novo vírus de origem animal, da família dos Henipavírus, informou esta terça-feira a imprensa estatal do país asiático.

Fornecimento de petróleo russo via Ucrânia foi interrompido

As entregas de petróleo russo a três países europeus através da Ucrânia foram interrompidas após a recusa de uma transação bancária ligada às sanções contra Moscovo, anunciou hoje a empresa russa responsável pelo transporte.