CP prevê comboios parados no Porto na quinta-feira

CP prevê comboios parados no Porto na quinta-feira
| Norte
Porto Canal com Lusa

A CP - Comboios de Portugal prevê que os comboios urbanos do Porto, Coimbra e Celta não se realizem na quinta-feira, véspera de São João, devido a greve, adiantou hoje a transportadora em comunicado.

"Nos serviços Internacional Celta, Urbanos do Porto e Urbanos de Coimbra, não se prevê a realização de comboios no dia 23 de junho", véspera de São João, pode ler-se no comunicado da CP divulgado hoje.

Segundo a empresa ferroviária, "para o período entre as 00:00 do dia 23 e as 07:00 do dia 24 de junho, podem ocorrer perturbações muito significativas no dia 23 de junho, com forte impacto nos dias anterior e seguinte, em todos os serviços com origem e/ou destino no Norte de Portugal, Coimbra e Linha do Oeste".

Assim, a greve, que foi convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) para quinta-feira para a região a norte de Pombal, poderá já causar impactos hoje.

Esta paralisação junta-se à já anunciada pela transportadora, que também irá condicionar a circulação no dia 24 de junho nos urbanos do Porto, apesar de estarem previstos alguns serviços mínimos.

Os serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social para o serviço da CP abrangem parte dos comboios urbanos do Porto na manhã do dia de São João, na sexta-feira, segundo a informação da transportadora.

De acordo com a tabela disponível no 'site' da CP - Comboios de Portugal, para a greve convocada para o dia de São João, 24 de junho (sexta-feira), vários comboios urbanos com partida de Porto - São Bento serão cumpridos de manhã, para todos os destinos.

Quanto à linha de Aveiro, na manhã de sexta-feira estão previstas partidas de Porto São Bento às 05:40, 06:50, 07:50 e 08:50, e de tarde às 16:50, 17:45, 18:50 e 19:50 (neste caso, de Porto Campanhã).

Relativamente à linha de Braga, não se realizará o comboio proveniente de São Bento das 00:50 do feriado local de 24 de junho, e de manhã apenas está prevista a realização dos comboios das 06:45, bem como, da parte da tarde, às 16:45, 17:40, 18:40 e 19:45.

Se o destino for Guimarães, os comboios a partir de Porto São Bento realizar-se-ão, de manhã, às 07:25 e 08:25, enquanto de tarde às 18:25.

Quanto ao Marco de Canaveses, não se realizará o comboio das 00:45, mas está prevista a partida de São Bento, de manhã, dos comboios das 05:30 e 07:30, e de tarde das 16:30, 17:30, 18:30 e 19:30.

"Aos clientes que já tenham adquirido bilhete para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional será permitido o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita, para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe", refere a CP no comunicado de hoje.

A empresa garante ainda que "envidará todos os esforços para prestar o melhor serviço possível aos seus clientes, apesar dos constrangimentos decorrentes desta situação", lamentando "os incómodos causados aos seus clientes" e recomendando "a obtenção de informação sobre o estado da circulação de comboios", através do 'site' ou da linha de atendimento 808 109 110.

+ notícias: Norte

Guimarães quer criar polo tecnológico no setor espacial 

A cidade de Guimarães vai implementar um plano estratégico para a criação de um ‘Space Hub’, um polo tecnológico que visa a promoção do setor espacial, nomeadamente das tecnologias relacionadas com o ‘Novo Espaço’ (New Space).

Ribau Esteves satisfeito com lota mas quer transferência sem custos

O presidente da Câmara de Aveiro elogiou o ministro das Finanças, esta segunda-feira, por ter “desbloqueado” a transferência para o município da antiga lota, mas anunciou que vai tentar junto do próximo Governo que seja feita sem custos.

A28 reabre nove horas após acidente em Vila do Conde

A Autoestrada A28 reabriu ao trânsito pelas 16h00 no sentido Porto - Viana do Castelo, após ter estado praticamente nove horas cortada devido a um acidente de um camião que transportava automóveis, confirmou fonte oficial da GNR à Lusa.