Ucrânia: Zelensky pede apoio de Portugal para aderir à UE e junto dos PALOP

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 abr 2022 (Lusa) -- O Presidente da Ucrânia pediu hoje insistentemente que Portugal apoie o processo para o seu país aderir à União Europeia e que use a sua influência nos países de língua portuguesa para estes estarem do lado dos ucranianos.

"A Ucrânia já está a caminho da União Europeia (...) Quando essa questão for colocada, peço-vos, peço-vos mais uma vez, que nos apoiem nesse caminho", insistiu Volodymyr Zelensky, que falava numa intervenção por videoconferência no parlamento português.

"Estamos o mais a leste e vocês o mais a oeste, mas ambos sabemos que os valores que defendemos são iguais", frisou o Presidente da Ucrânia, numa sessão solene com altas entidades do Estado e representantes da comunidade ucraniana nas galerias.

Para defender "a independência, a segurança, a democracia" a Ucrânia conta com o apoio de Portugal, disse Zelensky, que referiu ainda esperar que as autoridades portuguesas possam transmitir essa mensagem a outros povos, referindo especificamente os países africanos de língua portuguesa.

"Lutem pela divulgação da mensagem junto desses países para nos apoiarem", afirmou o Presidente da Ucrânia.

ANP (TA) // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Euromilhões. Segundo prémio a caminho de Portugal

Há um apostador sortudo em Portugal que acertou cinco números e uma estrela no Euromilhões, garantindo assim o segundo prémio, que ascende a 250 mil euros, segundo a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Ameaça ligada à extrema-direita em Portugal aumentou em 2023 

Portugal registou em 2023 um agravamento da ameaça ligada aos extremismos políticos, sobretudo de extrema-direita, com a retoma da atividade de organizações neonazis e identitárias, indica o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

Terça-feira de sorte grande? Confira a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e as estrelas que compõem a combinação vencedora do sorteio do Euromilhões desta terça-feira.