Autarca de Viana exige para fundo dos municípios o mesmo apoio dado à banca

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 18 jun (Lusa) - O autarca de Viana do Castelo exigiu hoje ao Governo para o Fundo de Apoio Municipal (FAM) "o mesmo tratamento dado à banca" e insistiu na realização de um congresso extraordinário da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

"O Governo não faz usos de meios financeiros adicionais, como fez para apoiar a banca. Não se compreende esta diferença de critérios pois para as entidades bancárias foi encontrada forma de financiamento no Orçamento de Estado e para os municípios não se faz o mesmo esforço", adiantou à Lusa o socialista José Maria Costa.

Em causa, segundo o autarca, está a decisão tomada em Conselho de Ministros, a 05 de junho, que estabelece o regime jurídico da recuperação financeira municipal e regulamenta o FAM e onde se verifica uma repartição do capital social do fundo de 50% entre o Estado e as autarquias.

Uma distribuição "inaceitável" diz José Maria Costa, que "coloca em causa a atividade municipal e o apoio social às populações".

"Se for aprovada nos moldes em que está prevista, esta legislação põe em causa o apoio social às populações, os investimentos a candidatar aos próximos fundos comunitário e coloca em risco a situação financeira de muitos municípios" explicou.

Adiantou não compreender a razão pela qual "os municípios, enquanto entidades públicas que tiveram cortes nas transferências do Estado, que estão a reduzir a sua despesa e a cumprir a Lei dos Compromissos e a prestar apoios nas áreas da educação e ação social, sejam os principais visados quando se trata de apoiar os que estão mais endividados".

José Maria Costa, o primeiro autarca do país a defender a realização de um congresso extraordinário da ANMP, reafirmou hoje a "urgência" da reunião como forma de "mostrar a indignação" dos municípios e de "exigir do Governo um tratamento equivalente ao da banca nacional".

"Estão em risco os princípios da autonomia municipal mas também serviços públicos básicos prestados às populações", alertou.

ABYC // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.