Municípios avisam que só há acordo no Fundo de Apoio Municipal se Governo aceitar contribuir com 50%

Municípios avisam que só há acordo no Fundo de Apoio Municipal se Governo aceitar contribuir com 50%
| Política
Porto Canal

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) disse hoje em Coimbra que a contribuição de 50% para municípios e 50% para Governo é "a base mínima" de acordo em relação à proposta do Fundo de Apoio Municipal.

A proposta do Governo para o Fundo de Apoio Municipal (FAM), que prevê uma participação de 70% de fundos dos municípios e de 30% do Governo para a constituição do FAM, é discutida na quarta-feira na Assembleia da República.

Para além da redução da contribuição de 70% para 50%, Manuel Machado, presidente da ANMP, frisou a necessidade de se alterar também o prazo para a realização do capital de cinco para sete anos e ainda a redução do IVA à taxa mínima de 6% para transportes escolares, refeições escolares e iluminação pública.

Estas são algumas das condições impostas hoje pelo Conselho Geral da ANMP, que se reuniu em Coimbra, para que haja acordo relativamente ao FAM.

Manuel Machado, que falava aos jornalistas no final da reunião, sublinhou que o acordo entre Governo e municípios "é indispensável e urgente", considerando que as condições agora apresentadas "não vão tarde demais".

+ notícias: Política

Petição que exige atualização de pensão para todos entregue até final do mês no parlamento

O movimento Justiça para Pensionistas e Reformados (JPR) pretende entregar até ao final do mês, no parlamento, uma petição a exigir a alteração da norma que estabelece a atualização das pensões apenas no segundo ano de aposentação. Intitulada "Atualização de pensão para todos os pensionistas e reformados", a petição contava esta quarta-feira à tarde com mais de 3.230 assinaturas online.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".