"Estou absolutamente confiante" nas decisões do Governo português - Schäuble

| Economia
Porto Canal / Agências

Albufeira, Faro, 17 jun (Lusa) - O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, mostrou-se hoje, em Albufeira, "absolutamente confiante" em Portugal e com a decisão do Governo de abdicar da última tranche do empréstimo da 'troika'.

"Não tenho nenhuma preocupação com Portugal, que está muito bem. Estou absolutamente confiante no que o Governo português está a fazer", disse Wolfgang Schäuble aos jornalistas, quando questionado sobre como via o facto de Portugal ter abdicado da última tranche do empréstimo da 'troika'.

Na quinta-feira, a ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, anunciou que o Governo abdicou de "receber o último reembolso do empréstimo" por não querer solicitar "uma nova extensão que reabrisse o programa com a 'troika'", depois de o Tribunal Constitucional ter 'chumbado' três medidas do Orçamento do Estado deste ano.

O ministro das Finanças alemão falava à saída de um encontro de trabalho do Partido Popular Europeu (PPE), que decorre à porta-fechada para a comunicação social até quarta-feira em Albufeira, antes de uma reunião com Maria Luís Albuquerque.

A ministra portuguesa tem intervenção prevista para o debate da tarde, dedicado à relação do PPE com os parlamentos nacionais.

Na discussão de hoje de manhã, dedicada aos desafios políticos do PPE até 2019, marcou presença ainda o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, fecha os trabalhos de hoje, com uma intervenção ao final da tarde.

SYP/PPF // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.