Covid-19: TAP diz que ritmo de vendas está a abrandar com nova variante

| País
Porto Canal com Lusa

Aveiro, 02 dez 2021 (Lusa) - A responsável comercial da TAP, Silvia Mosquera, admitiu hoje, em Aveiro, que a nova variante Ómicron está a provocar um abrandamento das vendas de bilhetes, face à recuperação que se assistia desde setembro.

"Em setembro vimos uma recuperação grande na procura porque abriram as fronteiras com o Brasil e com os Estados Unidos. Estávamos muito otimistas porque a recuperação estava a ser muito boa. Com efeito, em novembro -- e agora também em dezembro -- estamos a operar 80% da capacidade dos voos que operámos em 2019. São bons números", disse Silvia Mosquera no 46.º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), em Aveiro.

A responsável referiu que a recuperação se fez notar, sobretudo, "no mercado doméstico, étnico, e nas viagens de visita à família e amigos".

"Agora, com estes novos casos de covid-19, com a nova variante, estamos a ver que as vendas estão, outra vez, a estancar (a evolução) um pouco. Estão-se a cancelar voos, tivemos que cancelar voos para Marrocos, para os Estados Unidos. Não são boas notícias nem para nós, companhia aérea, nem para os passageiros. Mas, a prioridade é sempre a saúde e a segurança. Se é o que há a fazer para o melhor de todos, temos que acatar as medidas", acrescentou.

Silvia Mosquera referiu que a TAP está neste contexto convicta de que o que é "muito relevante" para os clientes é a flexibilidade.

"Ontem, dia 01 de dezembro, a TAP lançou uma nova política de flexibilidade, aumentando-a em todas as nossas tarifas. (...) Pensamos que é o que temos que dar aos nossos clientes dadas as circunstâncias de incerteza total", explicou.

Sobre a aprovação do plano de reestruturação, a responsável diz que estão "otimistas", continuando a esperar que até ao final do ano esteja aprovado pela Comissão Europeia.

"Pensamos que pode vir como um presente de Natal para a TAP e Portugal, já que a companhia é tão relevante para o país", afirma.

Ainda assim, e tal como têm vindo a dizer, a companhia já está "a implementar esse plano com a ideia que vai ser aprovado".

"Precisamos da aprovação opara ter a garantia, mas já estamos a trabalhar em todas as áreas", acrescentou.

Numa plateia de muitos operadores e agentes de viagens, e dadas as dificuldades de entendimento das quais estes profissionais se queixaram nos últimos anos, a responsável pela TAP sublinhou que "é muito importante para a TAP -- porque a maioria das vendas dos bilhetes são feitas por aí --, é muito relevante o trabalho com as agências de viagens".

"As agências são a chave para a recuperação da TAP, por isso estamos a trabalhar em conjunto para ver o que podemos mudar. Não vamos estar sempre de acordo, mas temos que trabalhar juntos", acrescentou Sílvia Mosquera.

Na quarta-feira, na abertura do congresso, o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, defendeu que o país deve apoiar a TAP, sugerindo que se avalie o que fica mais caro, auxiliar a companhia ou regredir 10 anos no turismo.

"Precisamos de união e sentido de estratégia, também porque teremos de nos preocupar com a defesa do 'hub' aéreo em Lisboa, e isso não parece possível sem a manutenção de uma TAP com dimensão", disse Pedro Costa Ferreira no 46.º Congresso Nacional da APAVT.

O responsável lembrou que hoje se assiste a um país dividido "entre quem sustenta o apoio estatal à TAP e quem o combate", acrescentando que a associação não se revê "nesta simplicidade" de análise.

"Desde logo, porque o principal desafio do turismo português é o desenvolvimento dos mercados longínquos, que nos trarão mais território turístico e menos sazonalidade. Não cremos que tenhamos êxito nesta tarefa, se não mantivermos o 'hub', bem como não acreditamos que consigamos manter o 'hub", se não for através da TAP", sustentou.

"Por outras palavras, o que é mais caro? Apoiar a TAP, ou regredir dez anos no setor turístico, com todas as implicações para a economia nacional? Mas dizer isto, e com isto acreditar que, enquanto país, devemos apoiar a TAP, não é isentá-la da necessidade de gestão rigorosa e resultados positivos, procurando que o apoio seja o menor possível, pelo menor período de tempo possível", reforçou Pedro Costa Ferreira.

O 46.º Congresso Nacional da APAVT, que decorre em Aveiro até sexta-feira, tem o mote "Reencontro", e conta com 738 inscritos, disse o presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, à Lusa, acrescentando que o número faz dele "o maior congresso desde que há registos".

MSF // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.