Daviz Simango formaliza candidatura às presidenciais moçambicanas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 05 jun (Lusa) - O líder do MDM, o terceiro maior partido moçambicano, Daviz Simango, apresentou hoje ao Conselho Constitucional a sua candidatura às eleições presidenciais de 15 de outubro, declarando à imprensa estar com "vontade de vencer" o escrutínio.

Depois de entregar ao presidente do Conselho Constitucional, Hermenegildo Gamito, os documentos exigidos pela legislação eleitoral moçambicana, para a análise da validade da candidatura à Presidência da República, Daviz Simango disse aos jornalistas que a recolha das 10 mil assinaturas necessárias para o suporte da candidatura foi um processo sinuoso, mas superado pela vontade de vencer a corrida.

"Foi um processo sinuoso, mas a vontade de vencer garantiu o depósito hoje da nossa candidatura às eleições presidenciais", disse o candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Questionado sobre as suas hipóteses de triunfar face ao candidato do partido no poder, Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Filipe Nyusi, e do líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, Afonso Dhlakama, Daviz Simango afirmou que já concorreu e venceu em circunstâncias adversas em duas eleições para edil na segunda maior cidade do país, Beira.

"Eu já tive a oportunidade de participar em muitas eleições adversas e venci e nada pode impedir que vença desta vez, quem coloca o Presidente da República no poder é o povo", disse o candidato, que cumpre o segundo mandato de edil na Beira.

O candidato do partido no poder já depositou no Conselho Constitucional a sua candidatura, faltando ainda Afonso Dhlakama, que ainda não saiu do refúgio onde se instalou depois de o acampamento onde vivia, no centro do país, ter sido tomado pelo exército moçambicano, no contexto da atual tensão política e militar em Moçambique.

O exército moçambicano e os homens armados da Renamo têm-se envolvido em confrontos no centro do país, devido a divergências entre o partido e o Governo em torno do desarmamento do braço militar que o movimento ainda mantém ativo, no quadro do Acordo Geral de Paz (AGP), assinado em 1992.

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.