Presidente da República felicita Fernando Pimenta pelo título mundial

| Política
Porto Canal com Lusa

Redação, 18 set 2021 (Lusa) -- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje o canoísta Fernando Pimenta, que se sagrou campeão do mundo em K1 1.000 metros nos Mundiais de Copenhaga, qualificando-o de "atleta extraordinário".

Para Marcelo Rebelo de Sousa, esta conquista foi "extraordinária de um atleta extraordinário", que tem representado Portugal "ao mais alto nível e muito orgulha o Presidente da República e todos os portugueses".

O comunicado, publicado no sítio 'online' da Presidência, lembra ainda o bronze olímpico, em Tóquio2020, no dia em que Portugal conseguiu a segunda medalha na Dinamarca.

Fernando Pimenta sagrou-se hoje campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final.

Completou a prova em 3.25,82 minutos, superando o campeão olímpico por 67 centésimos. O bielorrusso Aleh Yurenia conquistou o bronze, gastando mais 4,65 segundos do que o português.

Esta época, Fernando Pimenta foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e vice-campeão da Europa.

Em Mundiais, em K1 1.000 metros, Fernando Pimenta foi campeão em 2018, em Montemor-o-Velho, 'vice' em 2017 na República Checa e bronze em 2015 em Itália e 2019 na Hungria.

Este é o segundo pódio de Portugal nos Mundiais, depois do bronze conquistado na canoagem adaptada, em VL2 200, por Norberto Mourão, que foi igualmente bronze nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020.

SIF (RBA) // AMG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.