Trabalhadores das cantinas em greve na 2.ª feira por melhores salários

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 04 jun (Lusa) -- Os trabalhadores das cantinas, refeitórios, áreas de serviço e bares concessionados cumprem na segunda-feira uma greve nacional contra o congelamento salarial desde há quatro anos, anunciou hoje fonte sindical.

"Face à intransigência da AHRESP [Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal] e das empresas, foi convocada uma greve a nível nacional para este setor de atividade que afetará cantinas de fábricas, escolas, institutos públicos e privados e, em particular, os hospitais", refere em comunicado o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte.

Segundo salienta, os trabalhadores do setor "não são aumentados há quatro anos", sendo que "a associação patronal AHRESP recusa aumentos salariais" e lhes "quer retirar direitos".

Por outro lado, "as empresas do setor também recusam proceder a aumentos salariais e estão a pôr em causa direitos importantes dos trabalhadores", acrescenta.

PD //CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.