Número de crianças com direito a abono sobe ligeiramente em Abril

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 mai (Lusa) -- O número de crianças com direito a abono de família subiu ligeiramente em abril, havendo atualmente 1.158.164, mais 159 do que em março, segundo os últimos dados do Instituto da Segurança Social (ISS).

Os dados da Segurança Social, divulgados na sexta-feira e atualizados a 13 de maio, referem que 1.158.164 crianças e jovens recebiam este apoio em abril, contra 1.158.005 em março, o que representa uma subida de 0,01%.

Comparativamente a abril de 2013, quando existiam 1.196.806 beneficiários, houve 38.642 crianças que perderam o direito a esta prestação social.

Lisboa é o distrito do país com o maior número de abonos de família atribuídos (230.888), seguindo-se o Porto (223.833), Braga (108.765) e Setúbal (85.543).

Do lado oposto, o centro distrital de segurança social de Bragança é onde há menos beneficiários (11.901), seguido de Portalegre (12.236) e da Guarda (14.439).

O montante do abono família varia de acordo com a idade da criança ou jovem e com o nível de rendimentos de referência do respetivo agregado familiar.

O valor apurado insere-se em escalões de rendimentos estabelecidos com base no Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

Os dados do ISS indicam também que, em abril, 863 beneficiários do subsídio por educação especial, destinado a crianças e jovens com deficiência com idade inferior a 24 anos, ganharam esta prestação social, relativamente a março.

Em abril, beneficiavam deste apoio 4.624 crianças e jovens, contra 3.761 em março.

SV/HN // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.