Fecho de escolas motiva encerramento de juntas de freguesia da Covilhã

| País
Porto Canal / Agências

Covilhã, 09 junho (Lusa) - Juntas de freguesia do concelho da Covilhã estão hoje encerradas e os presidentes "barricados" no interior das instalações em protesto contra o fecho de escolas, afirmou hoje o porta-voz das juntas, Pedro Leitão.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Leitão, presidente da União de Freguesias de Cantar Galo e Vila do Carvalho, explicou que o protesto foi organizado "pelas 10 localidades que têm escolas com menos de 21 alunos", mas que "todos os eleitos das restantes juntas estão solidários e aderiram imediatamente".

"Temos estado a confirmar com todos os presidentes e, efetivamente, as juntas não estão a prestar serviços. A única exceção prende-se com as juntas que têm lá a funcionar as extensões de saúde e que dão uma resposta a problemas inadiáveis, tendo, por esse motivo, aberto a porta, sem, contudo, estarem a prestar outros serviços", afiançou o porta-voz dos autarcas, minutos antes de uma conferência de imprensa na qual estiveram presentes 11 eleitos.

Pedro Leitão acrescentou que esta tomada de posição, que é assinalada nos edifícios com a colocação de uma faixa negra na qual se pode ler "fechado no interior", foi marcada para hoje para coincidir com a visita do ministro da Educação, Nuno Crato, à cidade, na qual deverá estar às 14:00 para participar na assinatura de um protocolo na Universidade da Beira Interior (UBI).

Para a cerimónia também está prevista a presença do ministro-adjunto do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, e, de acordo com notas sindicais, os ministros poderão ser recebidos por protestos.

Pedro Leitão não quis adiantar pormenores, mas assumiu a "forte probabilidade" de que os autarcas e população também estejam "de forma democrática junto da UBI".

"Temos de lhes dizer que chega. Basta. O interior, a população do interior e os eleitos do interior não vão continuar a permitir este flagelo. Estamos preparados para a luta e se o Governo quer avançar com os encerramentos, então nós começamos já, mas para lhes mostrar que não ficaremos de braços cruzados. É por isso que hoje nos barricamos dentro de cada junta", apontou.

Pedro Leitão, que foi eleito pelo PS mas garantiu estar a falar também em nome dos presidentes de junta eleitos por diferentes forças partidárias e movimentos, assumiu que no concelho "há o receio generalizado" de que os encerramentos abranjam outras áreas, além da educação.

"Hoje são as escolas, amanhã serão as extensões e centros de saúde e depois os postos de correio e tudo o que ainda estiver a funcionar o que dizimará por completo as populações do interior", apontou, pedindo ainda a imediata "demissão do ministro e do Governo.

Na Covilhã, há dez estabelecimentos de ensino (jardins de infância e escolas de primeiro ciclo) em risco de encerrar, designadamente nas localidades de Barco, Cortes do Meio, Coutada, Erada, Orjais, Ourondo, Paul, S. Jorge da Beira, Vila do Carvalho e Verdelhos.

O presidente da autarquia também já tomou posição pública contra o eventual fecho das escolas e prometeu que hoje irá tentar sensibilizar o ministro Nuno Crato para a questão.

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.