Vacinação de jovens avança a partir de 14 de agosto se houver aval da DGS

Vacinação de jovens avança a partir de 14 de agosto se houver aval da DGS
| País
Porto Canal com Lusa

A vacinação contra a covid-19 dos jovens com menos de 18 anos arranca no fim de semana de 14 e 15 de agosto, caso haja aval da Direção-Geral da Saúde (DGS), indicou hoje o coordenador da 'task force'.

"Em 14 de agosto, vamos iniciar a vacinação dos adolescentes dos 16 e 17 anos. Entre os 12 e os 15 anos será nos dois fins de semana a seguir, se a DGS acordar da importância da vacinação desta faixa da população", explicou Gouveia e Melo na reunião no Infarmed, em Lisboa, que, dois meses depois, voltou a juntar especialistas, Governo, Presidente da Assembleia da República e Presidente da República para a análise da situação epidemiológica.

Segundo o líder da logística em torno do processo de vacinação, esta "ainda é uma faixa muito significativa" da população portuguesa, representando cerca de 1,5 milhões de pessoas até aos 15 anos de idade.

"É uma quantidade muito elevada de pessoas suscetíveis ao vírus e com uma grande mobilidade, por causa das escolas e dos infantários, e um grande contacto comunitário", lembrou Henrique Gouveia e Melo.

O processo de vacinação dos jovens está atualmente em análise pela DGS e uma decisão deve ser conhecida oficialmente nos próximos dias, depois de ter sido anteriormente solicitado pelo organismo liderado por Graça Freitas um período de cerca de duas semanas para análise de toda a informação disponível sobre as vacinas nesta população.

+ notícias: País

Urgências e privados vão poder passar baixas, anuncia diretor-executivo do SNS

As urgências hospitalares e o setor privado vão poder passar baixas e algumas licenças por cancro poderão ser alargadas para três meses, anunciou esta sexta-feira o diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Norte é das zonas com mais casas sem ligação à rede água e saneamento 

O Norte é das zonas com mais habitações sem cobertura e sem adesão a redes de água e saneamento. A Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública explicou, ao Jornal de Notícias (JN), os riscos para a saúde das pessoas.

Advogado da família do trabalhador atropelado por carro de ex-ministro pede justiça

O advogado da família do trabalhador atropelado mortalmente pelo carro onde seguia o ex-ministro Eduardo Cabrita na A6 pediu esta sexta-feira que seja feita justiça e considerou haver motivos para levar o antigo governante a julgamento.