DCIAP e Autoridade tributária fazem buscas no Ministério do Ambiente, Finanças, na APA e na EDP

| Política
Porto Canal

O Ministério Público está a fazer buscas, nesta terça-feira, por suspeitas de fraude fiscal ao Ministérios das Finanças e do Ambiente, tal como na EDP e na APA - Agência Portuguesa do Ambiente (confirmado ao Porto Canal) devido aos negócios das barragens, avança a Sic Notícias. Ao Porto Canal, o Ministério das Finanças nega as buscas. A Lusa avança que foram 11 os locais do país no âmbito de uma investigação relacionada com o negócio da venda de seis barragens do grupo EDP a um consórcio francês. 

Atualizado 06-07-2021 15:44

A EDP já reagiu ao Porto Canal e confirma "que foi hoje alvo de uma operação de busca com a coadjuvação da Autoridade Tributária no âmbito da venda de um portefólio de seis barragens à Engie, por alegada fraude fiscal. A EDP está a prestar toda a colaboração com as autoridades e mantém-se convicta de que a operação de venda cumpre todos os requisitos legais."

À Lusa, a DCIAP refere que as buscas realizaram-se em Lisboa, Porto, Amadora e Miranda do Douro e afirma que estas buscas decorrem em instalações de barragens, escritórios de advogados, um organismo do Estado, uma sociedade de contabildade e sociedades ligadas ao setor hidroelétrico. Na operação fizeram parte inspetores da Unidade dos Grandes Contribuintes, inspetores da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais, especialistas do núcleo de informática forense, contando ainda com militares da Unidade de Ação Fiscal da GNR. 

A Lusa acrescenta que nas diligências participam sete magistrados do Ministério Público e cinco magistrados judiciais. Em causa está a venda, concluída a 17 de dezembro, por 2,2 mil milhões de euros de seis barragens da EDP. 

Ao Porto Canal, a APA afirma que está a prestar cooperação e a solicitar a informação necessária no âmbito das buscas. 

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.