EDP e Engie suspeitas de fuga aos impostos em negócio de barragens do Douro

EDP e Engie suspeitas de fuga aos impostos em negócio de barragens do Douro
| Norte
Porto Canal

O Ministério Público (MP) acredita que a elétrica portuguesa EDP e a empresa francesa Engie criaram um esquema ilegal para ocultar a venda de seis barragens no rio Douro, em dezembro de 2020. A confirmar-se, o “truque” financeiro pode ter valido uma poupança de 110 milhões de euros em Imposto de Selo.

Segundo o acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, obtido pelo Correio da Manhã, o Ministério Público acredita que “a EDP e o consórcio internacional liderado pela francesa Engie prepararam, planearam e edificaram uma engenhosa construção jurídica que envolveu uma teia de sucessivas operações de criação e fusão de empresas para concretização e dissimulação de um negócio de compra e venda de ativos, com o único objetivo de não pagar ao estado os impostos devidos”.

Em causa, está a venda de seis barragens da EDP na bacia hidrográfica do Douro – três centrais de albufeira (Foz Tua, Baixo Sabor e Feiticeiro, com 1,2 GW) e três centrais de fio de água (Miranda, Bemposta e Picote, com 0,5GW). A transação custou 2,2 mil milhões de euros.
O MP investiga suspeitas da prática de crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Em julho do ano passado, o Ministério das Finanças, do Ambiente, a EDP e a Agência Portuguesa do Ambiente foram alvo de buscas por parte de inspetores da Unidade dos Grandes Contribuintes e da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais, numa operação relacionada com o negócio da Engie.

Recorde as explicações da investigação dadas ao Porto Canal a 6 de julho de 2021.

 

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.