PS acusa PSD de "ataque calunioso e mentiroso" ao Governo e PM sobre barragens

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 abr 2021 (Lusa) -- O PS acusou hoje o PSD de fazer um "ataque calunioso e mentiroso" nas redes sociais ao Governo e ao primeiro-ministro a propósito da venda de barragens pela EDP, considerando que os sociais-democratas cederam ao "populismo e irresponsabilidade".

Em causa está uma publicação na conta oficial do PSD nas redes sociais, divulgada na segunda-feira à noite, com uma montagem onde o primeiro-ministro surge ao lado de um quadro preto onde se lê: "Manual. Como fugir a 110 milhões de euros de impostos. Patrocinado por António Costa e EDP".

A publicação vai mudando as mensagens no quadro entre seis lições, sendo a "lição número um": "Pedes aos amigos do Governo para alterarem a lei, conforme te der mais jeito".

"O PS condena o ataque calunioso e mentiroso que o PSD tem dirigido nas redes sociais ao Governo e ao primeiro-ministro a propósito da venda de seis barragens entre EDP e Engie", afirmou hoje o deputado e vice-presidente da bancada socialista João Paulo Correia, em declarações aos jornalistas no parlamento.

O dirigente socialista recordou que o primeiro-ministro já se pronunciou, no parlamento, há cerca de duas semanas sobre este negócio e classificou-o como "no mínimo criativo", dizendo que ficaria perplexo se a Autoridade Tributária (AT) não o estivesse já a investigar.

"É falso que a lei [do estatuto dos benefícios fiscais] tenha sido alterada para acomodar este negócio da venda das seis barragens", acrescentou João Paulo Correia, salientando que o PS se tem referido ao negócio como "complexo e criativo" e defendido que se a AT "comprovar que houve planeamento fiscal agressivo e abusivo", a EDP e a Engie terão de pagar "os impostos devidos ao Estado".

O deputado acusou ainda o PSD de ter cedido "à irresponsabilidade, ao extremismo e ao populismo" e defendeu que "em política não vale tudo".

SMA // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Após polémica, adjunta do ministro das Finanças recua e decide não assumir funções

Patrícia Dantas recua e não vai assumir funções de adjunta do ministro das Finanças, de acordo com nota enviada pelo gabinete do Ministro das Finanças.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".