DCIAP e Autoridade tributária fazem buscas no Ministério do Ambiente, Finanças, na APA e na EDP

| Política
Porto Canal

O Ministério Público está a fazer buscas, nesta terça-feira, por suspeitas de fraude fiscal ao Ministérios das Finanças e do Ambiente, tal como na EDP e na APA - Agência Portuguesa do Ambiente (confirmado ao Porto Canal) devido aos negócios das barragens, avança a Sic Notícias. Ao Porto Canal, o Ministério das Finanças nega as buscas. A Lusa avança que foram 11 os locais do país no âmbito de uma investigação relacionada com o negócio da venda de seis barragens do grupo EDP a um consórcio francês. 

Atualizado 06-07-2021 15:44

A EDP já reagiu ao Porto Canal e confirma "que foi hoje alvo de uma operação de busca com a coadjuvação da Autoridade Tributária no âmbito da venda de um portefólio de seis barragens à Engie, por alegada fraude fiscal. A EDP está a prestar toda a colaboração com as autoridades e mantém-se convicta de que a operação de venda cumpre todos os requisitos legais."

À Lusa, a DCIAP refere que as buscas realizaram-se em Lisboa, Porto, Amadora e Miranda do Douro e afirma que estas buscas decorrem em instalações de barragens, escritórios de advogados, um organismo do Estado, uma sociedade de contabildade e sociedades ligadas ao setor hidroelétrico. Na operação fizeram parte inspetores da Unidade dos Grandes Contribuintes, inspetores da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais, especialistas do núcleo de informática forense, contando ainda com militares da Unidade de Ação Fiscal da GNR. 

A Lusa acrescenta que nas diligências participam sete magistrados do Ministério Público e cinco magistrados judiciais. Em causa está a venda, concluída a 17 de dezembro, por 2,2 mil milhões de euros de seis barragens da EDP. 

Ao Porto Canal, a APA afirma que está a prestar cooperação e a solicitar a informação necessária no âmbito das buscas. 

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.