FNE lamenta falta de novas propostas do Governo

FNE lamenta falta de novas propostas do Governo
| Norte
Porto Canal

O secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE), João Dias da Silva, lamentou hoje que o Ministério da Educação não tenha apresentado novas propostas e reiterou que a “requalificação não faz sentido para os professores”.

Duas horas depois de ter entrado no Ministério da Educação, João Dias da Silva saiu do edifício da 5 de outubro sublinhando que o documento hoje em negociação não traz novidades, mostrando-se no entanto expectante em relação à segunda ronda negocial do dia, agendada para as 16:30.

“Há uma segunda reunião em que julgo que o Ministério da Educação apresentará um novo documento”, afirmou o sindicalista, em declarações os jornalistas, referindo-se à segunda ronda negocial, agendada para hoje e à qual deverão comparecer representantes de todos os sindicatos que hoje estiveram reunidos com o secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida.

Dias da Silva sublinhou que durante a primeira reunião “o Governo manteve a proposta de durante o próximo ano letivo fazer a avaliação dos mecanismos de atribuição de trabalho nas escolas e verificar o seu impacto”, o que significa que a requalificação só teria início em fevereiro de 2015.

Sobre o diploma que define os limites geográficos, Dias da Silva considerou que o documento não está claro, reconhecendo que “os professores não estão obrigados a apresentar-se a uma escola a mais de 60 quilómetros”.

O Ministério da Educação vai voltar a receber ainda esta tarde todos os sindicatos numa tentativa de chegar a acordo e conseguir o fim da greve às avaliações, iniciada a 7 de junho.

+ notícias: Norte

Incêndio mata 12 ovelhas em Valpaços

Um incêndio que deflagrou esta quarta-feira em dois armazéns agrícolas em Valpaços, no distrito de Vila Real, destruiu dois tratores e causou a morte a 12 ovelhas, adiantou à Lusa fonte dos Bombeiros de Carrazedo de Montenegro.

Time Out Market, o novo reduto gastronómico no coração do Porto

O conceito arrancou em 2014, no mercado da Ribeira, em Lisboa, e o sucesso motivou a expansão da marca pelo mundo. O Time Out Market estende-se agora ao Norte do país, mais concretamente ao Porto, numa localização premium da cidade.

Homem escravizado durante 17 anos em Bragança. PJ deteve quatro suspeitos

Quatro pessoas são suspeitas de terem escravizado e maltratado um homem de 54 anos durante quase duas décadas, em Bragança, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).