Elevada abstenção afasta Portugal de Bruxelas declara Bruno Maçães

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 mai (Lusa) -- O secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, considerou que a abstenção registada nas eleições europeias em Portugal, a mais elevada de sempre, é "muito preocupante" e cria "uma dinâmica negativa" de afastamento do país face a Bruxelas.

A abstenção nas eleições para o Parlamento Europeu registou no domingo um novo recorde, com um valor de 66,09 por cento, o mais elevado de sempre em Portugal, só ultrapassado pela registada no referendo de 1998.

Um número que, para o governante, "não é nada positivo" para a imagem de Portugal junto de Bruxelas e dos restantes Estados-membros.

"O modo como vai ser interpretado em Bruxelas é de um país que não está tão envolvido na discussão europeia como outros. Cria-se uma dinâmica negativa, um círculo vicioso, em que o país se sente menos motivado para participar e a interpretação nos outros Estados-membros e em Bruxelas é também essa. É uma razão adicional para nos preocuparmos", afirmou Bruno Maçães à Lusa.

Nos países da União Europeia (UE), a taxa de participação nas eleições europeias de 2014 chegou aos 43,1%, semelhante à de há cinco anos, tendo Portugal sido o oitavo país com abstenção mais elevada, segundo dados provisórios divulgados em Bruxelas no domingo à noite.

"Portugal tem números preocupantes, dos mais baixos da UE" e, excluindo os países dos alargamentos mais recentes, o país "fica ainda mais mal colocado", lamentou Bruno Maçães.

"Atingimos o valor mais baixo de sempre, e isso deve servir como um alerta e de ponto de partida para uma discussão muito séria sobre as razões deste fenómeno", declarou.

JH // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Migração assume papel-chave nas Europeias

A questão da migração para a Europa tornou-se um fator-chave das eleições para o Parlamento Europeu de junho, mas vários especialistas defendem que chamar à situação “crise” corresponde à narrativa de alguns partidos para ganhar votos.

Catorze candidaturas começam este domingo campanha eleitoral na Madeira

A campanha eleitoral das eleições legislativas regionais antecipadas na Madeira começa este domingo, envolvendo as 14 candidaturas que vão a votos em 26 de maio.Segundo os orçamentos consultados pela Lusa, as 14 candidaturas (13 partidos únicos e uma coligação de dois partidos) preveem gastar um total de 949.678,34 euros na campanha que irá decorrer até dia 24.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.